INVESTIGAÇÃO

Promotores de Justiça e Gaeco vão acompanhar investigação da morte do juiz Paulo Torres Pereira da Silva

20/10/2023 - O Procurador-Geral de Justiça Marcos Carvalho está designando Promotores/as de Justiça de Jaboatão dos Guararapes para acompanhar, em conjunto com o Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de Pernambuco (Gaeco/MPPE), a investigação iniciada pela Polícia Civil para identificar os responsáveis pela morte do juiz Paulo Torres Pereira da Silva.

O crime é objeto do inquérito policial nº 2023.0478.000168-03.

Últimas Notícias


MEIO AMBIENTE
Centro de estética firma TAC junto ao Ministério Público para cessar poluição sonora em 90 dias
O Termo de Ajustamento prevê uma série de obrigações imediatas para regularizar as atividades do estabelecimento.


21/05/2025 - A empresa RC2 Centro de Treinamento e Estética Ltda. firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto à 13ª Promotoria de Defesa da Cidadania da Capital – Meio Ambiente e Patrimônio Histórico-Cultural, com o objetivo de cessar a poluição sonora, reparar danos ambientais e garantir o cumprimento da legislação vigente.

A celebração do TAC ocorreu após a constatação, por meio de auto de infração e laudo técnico, de que a RC2 Centro de Treinamento e Estética Ltda. emitia, sem a devida adequação ambiental, ruídos acima dos limites permitidos pela legislação. 

O Termo de Ajustamento prevê uma série de obrigações imediatas para regularizar as atividades do estabelecimento e minimizar os impactos causados à vizinhança e ao meio ambiente.

Entre as principais exigências estão a proibição da emissão de sons acima dos limites legais; adequação do espaço com isolamento acústico, conforme previsto na legislação municipal (Lei nº 16.243/96); prazo improrrogável de 90 dias para a conclusão das obras de isolamento acústico; e livre acesso aos órgãos fiscalizadores.

Também estão previstas a suspensão do uso de equipamentos sonoros caso a emissão sonora extrapole os limites após a vistoria; implantação de medidas para controle de poeira na quadra, incluindo irrigação diária e substituição de areia por material com menor dispersão; elevação das paredes laterais da quadra com banners de aproximadamente dois metros de altura; campanhas de educação ambiental, com placas informativas sobre comportamento adequado no local; e proibição da sublocação do espaço para festas e eventos sonoros.

Em caso de descumprimento de qualquer cláusula, está prevista a aplicação de multa diária no valor de R$ 500,00 por item não cumprido, limitada ao total de R$ 60 mil. O não atendimento às medidas também poderá acarretar sanções administrativas e penais, incluindo a possibilidade de encerramento das atividades do estabelecimento, em virtude de danos à saúde pública e ao meio ambiente.

As ações acordadas visam garantir o respeito à legislação ambiental, o sossego da vizinhança e a preservação da qualidade de vida dos moradores do entorno. A íntegra do TAC, pode ser consultada na edição do Diário Oficial Eletrônico (DOE) do MPPE, do dia 09 de maio.

EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
Floresta sedia a 12ª apresentação do Projeto Griô
Projeto tem o objetivo de debater as raízes históricas do racismo e o seu impacto contínuo na vida das pessoas negras.


21/05/2025 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) celebrou, no dia 30 de abril, no município de Floresta, no Sertão do Estado, a 12ª edição do "Projeto Institucional Griô - Falando da História do Brasil e das Áfricas nas Escolas”. 

Realizada por intermédio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação (CAO Educação), a iniciativa ocorreu no auditório da Gerência Regional de Educação (GRE) de  Floresta (Avenida Deputado Audomar Ferraz nº 65), no centro da cidade.

O projeto, iniciado em dezembro de 2023, tem o objetivo de debater as raízes históricas do racismo e o seu impacto contínuo na vida das pessoas negras. A abordagem é feita através do teatro, utilizando uma combinação de música, dança e a valorização do pertencimento. 

Professores e estudantes acompanharam a apresentação do espetáculo, que trouxe uma reflexão sobre o combate ao racismo e o resgate das contribuições da população negra para a identidade brasileira. A apresentação foi realizada por estudantes da Escola Estadual Indígena Luiz Pereira Leal, localizada na comunidade Indígena Pankará Serrote dos Campos, de Itacuruba.

De acordo com a Promotora de Justiça Irene Cardoso Sousa, do Núcleo de Enfrentamento ao Racismo (GT Racismo), essa região do Estado tem uma atenção especial do Projeto Griô, porque existe grande quantidade de escolas, tanto em Floresta quando municípios limítrofes, situadas em áreas indígenas e quilombolas. A Gerente Regional de Educação, Silma Diniz Bezerra, também esteve presente ao evento.

Projeto Griô, em Floresta

FORTES CHUVAS
Expediente suspenso no Recife e Região Metropolitana


21/05/2025 - O atendimento presencial está suspenso nesta quarta-feira (21) nas sedes do MPPE em toda a Região Metropolitana do Recife.

Caso precise contatar o Ministério Público de Pernambuco, acesse nosso site (www.mppe.mp.br) e consulte, no menu Institucional > Telefones e Endereços, os contatos da Promotoria de Justiça da sua cidade.

Roberto Lyra - Edifício Sede / Ministério Público de Pernambuco

R. Imperador Dom Pedro II, 473 - Santo Antônio CEP 50.010-240 - Recife / PE

CNPJ: 24.417.065/0001-03 / Telefone: (81) 3182-7000