Procurador de Justiça Ricardo Lapenda recebe comenda Desembargador Waldemir Oliveira Lins
08/08/2025 - Com quase 35 anos de atuação no Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o Procurador de Justiça Ricardo Lapenda Figueiroa foi um dos dez agraciados, na última quarta-feira (6), pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), com o diploma Desembargador Waldemir Oliveira Lins. Instituída este ano, a comenda foi criada para reconhecer personalidades e instituições com contribuição significativa para a Justiça e a sociedade. O primeiro a ser homenageado foi o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, diplomado em 22 de julho, ao participar da 17ª edição do Programa Diálogos da Magistratura, no Recife.
A cerimônia da última quarta-feira foi no salão nobre do Palácio da Justiça, presidida pelo presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, prestigiada por representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas, Poderes Executivo e Legislativo.
“Recebo essa homenagem com uma felicidade imensa. Tive pai e irmão magistrados e tenho grande respeito pela magistratura”, comentou o Procurador de Justiça Ricardo Lapenda Figueiroa. Ele compareceu à cerimônia acompanhado da filha, a Promotora de Justiça Gabriela Lapenda, e por outros familiares. O chefe do Ministério Público de Pernambuco, José Paulo Xavier, prestigiou a entrega da comenda e parabenizou o colega pelo reconhecimento. “Ficamos honrados com a merecida comenda conferida ao Procurador Ricardo Lapenda, por toda sua dedicação à promoção da justiça em mais de três décadas de atuação no MPPE”, observou o Procurador-Geral de Justiça.
Personalidade relevante na história da magistratura pernambucana, o Desembargador Waldemir Oliveira Lins era natural de Pesqueira (Agreste) e atuou inicialmente no Ministério Público de Pernambuco, onde foi Procurador-Geral de Justiça em 1975. Onze anos depois foi nomeado desembargador do TJPE, tornando-se presidente do tribunal no biênio 1996-1997.Chegou a ocupar o cargo de governador do estado e faleceu em 2020.
Além do ministro José Roberto Barroso e do Procurador Ricardo Lapenda Figueiroa, foram diplomados com a comenda os desembargadores federais Carlos Eduardo Gomes Pugliesi, vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, Cid Marconi Gurgel de Souza, diretor da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região, o Juiz Leonardo Romeiro Asfora, presidente da Associação dos Magistrados de Pernambuco (Amepe), a advogada Schamkypou Bernardo Bezerra, vice-presidente da OAB Pernambuco, o Defensor Público João Duque Correia Lima Neto, chefe de gabinete da Defensoria Pública de Pernambuco, o Consultor-Geral da Assembleia Legislativa, Marcelo Cabral e Silva, o Diretor-Geral Ricardo Martins Pereira, do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Pierre Lucena Rabone, presidente do Porto Digital, e Sandra Helena Azevedo Paes Barreto, presidente da Associação dos Amigos da Justiça de Pernambuco (AAJUPE).