Projeto Voltei: Prefeitura e Conselho Tutelar de Igarassu se comprometem a implementar ações para reduzir a evasão escolar
Projeto Voltei: Prefeitura e Conselho Tutelar de Igarassu se comprometem a implementar ações para reduzir a evasão escolar
25/10/2022 - O município de Igarassu, por meio da prefeita Elcione Barbosa e dos secretários de Educação, Saúde e Políticas Sociais, e o Conselho Tutelar de Igarassu firmaram ontem (24), na Escola Técnica Estadual Jurandir Bezerra Lins, termo de cooperação e integração operacional para adotar o projeto Voltei, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Com a adesão ao projeto, os agentes públicos se comprometeram a adotar uma série de iniciativas para controlar o abandono e evasão escolar na rede de ensino de Igarassu.
Com a implementação do projeto, as Secretarias Municipais, o Conselho Tutelar e a 2ª Promotoria de Justiça de Igarassu vão passar a utilizar a ficha informatizada do projeto Voltei como mecanismo interligado de informação, bem como fomentar ações da Rede de Apoio à Escola para mobilizar as comunidades locais em prol da garantia do direito à educação.
Cada um dos órgãos vai atuar, no âmbito de suas atribuições, para interromper processos de infrequência escolar. Os agentes de saúde, por exemplo, ao constatar a presença de criança ou adolescente não matriculado farão a devida comunicação ao Conselho Tutelar, que vai diligenciar perante a família para buscar a matrícula em uma unidade de ensino.
Dentro das escolas, o professor de referência de cada turma vai comunicar o registro de faltas reiteradas de alunos de 4 a 17 anos através do preenchimento da ficha Voltei. O documento será entregue à direção da escola, que buscará identificar as possíveis causas do abandono escolar e realizar contato com pais ou responsáveis para providenciar o retorno do estudante. Para assegurar o contato ágil, todas as escolas deverão manter cadastro atualizado dos alunos, com endereço e telefone de pais ou responsáveis.
Caso a busca ativa do aluno seja bem sucedida, a escola fará um plano de recuperação de frequência a fim de assegurar que não haja prejuízo ao aprendizado.
Se os esforços adotados pelos profissionais da educação não forem suficientes, o caso será comunicado ao Conselho Tutelar. O órgão fará diligências para diagnosticar a situação do aluno e da sua família, aplicando as medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) conforme a necessidade de cada caso concreto.
O Ministério Público, por sua vez, será comunicado se as providências forem infrutíferas após serem esgotadas todas as providências adotadas pelo município e Conselho Tutelar. A Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e Juventude adotará as providências previstas no ECA para apurar eventuais responsabilidades dos pais ou responsáveis e restabelecer a presença da criança ou adolescente no ambiente escolar.
Últimas Notícias
Conselho Superior do MPPE com nova composição
25/03/2025 - Nesta segunda-feira (24) foram empossados os membros do Conselho Superior do Ministério Público de Pernambuco eleitos para o biênio 2025-2027. A solenidade, realizada no Salão dos Órgãos Colegiados, no Recife, ocorreu durante a 6ª sessão extraordinária do CSMP.
Na reunião presidida pelo Procurador-Geral de Justiça do MPPE, José Paulo Xavier, tomaram posse os Procuradores de Justiça Aguinaldo Fenelon de Barros, Giani Maria do Montes Santos Rodolfo de Melo e Edson José Guerra, reconduzidos, pois cumprem a partir de agora o segundo mandato. Também foram empossados os Procuradores Marco Aurélio Farias da Silva, Liliane da Fonseca Lima Rocha, Charles Hamilton dos Santos Lima e Lucila Varejão Dias Martins, que estão iniciando participação no colegiado. Aguinaldo Fenelon discursou em nome dos demais conselheiros.
Conforme o artigo 7º da Lei Complementar Estadual nº 12/1994 (Lei Orgânica do MPPE), o CSMP é um dos órgãos da Administração Superior do Ministério Público. Tem na sua composição o Procurador-Geral de Justiça, José Paulo Xavier, como presidente, e a Corregedora-Geral, Procuradora Maria Ivana Botelho. Os demais conselheiros são Procuradores de Justiça eleitos pelos integrantes da carreira com os respectivos suplentes, também Procuradores de Justiça, para mandato de dois anos. É permitida uma recondução pelo mesmo processo, de acordo com o artigo 13 da Lei Complementar Estadual nº 12/1994. A Associação do Ministério Público participa das reuniões, mas sem direito a voto.
Dentre as atribuições do Conselho Superior estão a apreciação de relatórios de inspeção e correição, realizadas pela Corregedoria-Geral do MP, exame e deliberação sobre arquivamento ou não de inquérito civil, procedimento preparatório e recursos interpostos contra arquivamento de notícia de fato e de outros procedimentos.
Promotoria de Patrimônio Histórico Cultural realiza vistoria no Arquivo Público Estadual
25/03/2025 - Representantes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) visitaram nesta segunda-feira (24) as instalações do anexo do Arquivo Público Estadual Jordão Emereciano, localizado na Rua Imperial, no Recife. O local reúne parte importante da história de Pernambuco em documentos, mapas, leis, jornais, livros e manuscritos.
Segundo o Promotor de Justiça Sérgio Souto, há na 12ª Promotoria de Justiça de Defesa de Cidadania da Capital, com atuação em Meio Ambiente e Patrimônio Histórico Cultural, um procedimento que apura a estrutura física do local e a forma como os documentos estão sendo armazenados e preservados.
“Trata-se de uma situação difícil, visto que parte do prédio foi interditada e existe uma vulnerabilidade grande hoje em relação ao acervo, que traz documentos de extrema relevância, de personagens da história pernambucana, além de outros relacionados a instituições, secretarias do Estado de Pernambuco”, pontuou o Promotor.
Entre os documentos identificados no local, havia alguns datados do século XVII; manuscritos originais dos anais pernambucanos; além de outros relacionados a personalidades locais, como registros oficiais do Barão de Lucena e do General Dantas Barreto. “São documentos importantes da história recente deste país que precisam ser preservados, catalogados, digitalizados”, comentou.
Sérgio Souto ainda ressaltou que a situação precária na qual o prédio se encontra torna urgente a mudança de endereço para um local mais adequado.
MPPE participa de encontro promovido pelo MEC para discutir políticas educacionais
25/03/2025 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) esteve representado no encontro realizado pelo Ministério da Educação (MEC) com representantes dos MPs de todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal. A Coordenadora do CAO Educação, Promotora de Justiça Isabela Bandeira participou do evento, que teve o objetivo de discutir as políticas desenvolvidas pelo MEC e as estratégias conjuntas para o enfrentamento das desigualdades educacionais.
A reunião foi promovida na última quinta-feira (20/03), em Brasília (DF), pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi). De acordo com a Promotora de Justiça Isabela Bandeira, o alinhamento é estratégico para a implementação e a fiscalização das políticas públicas no contexto das novas gestões municipais, que assumiram no dia 1º de janeiro deste ano.
Entre os participantes, o ministro da Educação, Camilo Santana, que externou a importância da pactuação do Poder Executivo com os órgãos de controle. O ministro ressaltou que são os Estados e municípios que executam a política de educação e não o MEC. Dessa forma, é necessário o estabelecimento de uma parceria entre os entes da Federação. Ele também destacou a importância de fazer com que os recursos cheguem, sejam bem utilizados e cumpram a sua missão.
Participaram, também, do evento, representantes da Controladoria Geral da União (CGU); da Comissão Permanente de Educação (COPEDUC); do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP); da 1ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal (CCRMPF); e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Roberto Lyra - Edifício Sede / Ministério Público de Pernambuco
R. Imperador Dom Pedro II, 473 - Santo Antônio CEP 50.010-240 - Recife / PE
CNPJ: 24.417.065/0001-03 / Telefone: (81) 3182-7000