2ª OFICINA DA GESTÃO ESTRATÉGICA

MPPE se reúne em Caruaru para traçar programas e iniciativas para os próximos anos em cinco áreas temáticas

Foto mostra mãos de várias pessoas segurando papéis. Ao fundo é possível ver a tela de um computador e um balde com canetas.
Os integrantes do MPPE se dividiram em mesas temáticas para propor programas institucionais


17/11/2023 - Integrantes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) se reuniram na manhã da terça-feira (14) para planejar programas que vão balizar a atuação institucional ao longo dos próximos seis anos. Esse foi o resultado da 2ª Oficina da Gestão Estratégica 2024-2029, promovida pela Procuradoria-Geral de Justiça e que contou com a presença de mais de 30 membros e membras do MPPE na cidade de Caruaru.

Complementando o trabalho da primeira oficina, realizada no Recife, a 2ª Oficina focou nas temáticas de Infância e Juventude, Meio Ambiente, Consumidor, Saúde e Educação.

"Tão importante quanto reafirmar nosso compromisso de unidade, que fizemos na 1ª Oficina com a adesão ao Plano Estratégico Nacional do Ministério Público, é ter contato com a realidade do interior do Estado. Essa oficina em Caruaru traz essa visão, de ouvir as contribuições de quem está trabalhando na ponta em contato direto com o cidadão", destacou o Procurador-Geral de Justiça Marcos Carvalho, logo na abertura do evento.

A Procuradora de Justiça Maria Ivana Botelho, representante do Núcleo de Apoio à Gestão Estratégica, explicou que o trabalho realizado na oficina buscou ouvir os membros e membras do MPPE na construção das prioridades para os próximos anos.

"O Ministério Público tem um leque de atribuições muito grande. Portanto, é necessário um momento como esse para refletirmos sobre o que a sociedade nos trouxe na pesquisa realizada pela Assessoria Ministerial de Planejamento e Estratégia Organizacional (Ampeo) e construir, a partir dessa mensagem, quais serão os nossos eixos de atuação", agregou.

Já o Promotor de Justiça Oscar Nóbrega, de Caruaru, afirmou que a realização da oficina no interior reforça a sensação de pertencimento entre os Promotores e Promotoras de Justiça que atuam no interior do Estado.

"Quando a gente se une para construir os programas e as metas que vão balizar nosso trabalho, discutindo e considerando a realidade de cada local, nos sentimos valorizados e importantes para o planejamento da Instituição como um todo", apontou.

Durante a manhã, os participantes da oficina conheceram os resultados da pesquisa institucional e se subdividiram em mesas temáticas para elaborar propostas de programas para o ciclo 2024-2029.

Planejamento Estratégico - Caruaru

Confira abaixo os programas sugeridos pelos membros e membras:

MEIO AMBIENTE
- Programa Saneamento+: tem como objetivo fomentar a ampliação da coleta e tratamento de esgoto em Pernambuco.
- Programa Biomas Preservados: tem como objetivo fiscalizar e atuar na redução do desmatamento e promover a recomposição dos danos
- Programa Cidade Digna: tem como objetivo articular e fomentar políticas públicas de planejamento urbano e habitação.


SAÚDE
- Programa Fortalecer a Saúde Mental: tem como objetivo fomentar a ampliação dos serviços e dispositivos de saúde mental.
- Programa Fortalecer a Atenção Primária: tem como objetivo atuar para a ampliação e melhoria da qualidade da atenção primária em saúde.


INFÂNCIA E JUVENTUDE
- Programa Conecta a Rede: tem como objetivo assegurar a estruturação e articular a rede de órgãos e serviços de atendimento à criança e adolescente.
- Programa Ninguém Mexe Comigo!: tem como objetivo fomentar políticas de prevenção e construção de fluxos para garantir o atendimento integral às vítimas menores de 18 anos.


CONSUMIDOR
- Programa Todos com Água de Primeira: tem como objetivo atuar para garantir o fornecimento de água com qualidade.
- Programa Alimentos de Primeira: tem como objetivo garantir a qualidade dos alimentos e fiscalizar práticas e preços abusivos.


EDUCAÇÃO
- Programa Educação: Acesso, Permanência e Inclusão: tem como objetivo assegurar o acesso e permanência na educação por meio da ampliação de vagas, apoio escolar e salas multifuncionais.
- Programa Financiamento da Educação: tem como objetivo acompanhar a aplicação das diversas fontes de recursos destinados à educação, garantindo o efetivo uso das verbas em áreas prioritárias.

 

Confira também o regsitro feito pela TV MPPE:

 

Últimas Notícias


AVALIAÇÃO
Planejamento estratégico leva MPPE a avançar em resultados e impacto social
Fotografia dos participantes da reunião sentados em volta da mesa de discussões
O foco central foi o monitoramento de metas, o planejamento de novas ações e o alinhamento com as diretrizes nacionais do Ministério Público

 

15/06/2026 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) concluiu que houve um fortalecimento de sua atuação institucional durante a 6ª Reunião de Avaliação da Estratégia (RAE), ocorrida na sexta-feira (12). O encontro, promovido pelo Comitê de Gestão Estratégica, no Salão dos Órgãos Colegiados, teve como foco central o monitoramento de metas, o planejamento de novas ações e o alinhamento com as diretrizes nacionais do Ministério Público. Sob o ciclo 2024-2029, a instituição reforça sua missão de promover justiça e defender a cidadania com base em evidências e resolutividade.

Um dos grandes destaques da reunião foi a apresentação dos resultados obtidos após uma força-tarefa coordenada para o monitoramento dos Planos de Atuação de Promotorias de Justiça (PAPJs) do biênio 2024-2025. Inicialmente, o encerramento do prazo regular em março de 2026 registrava 34,7% de adesão, com 59 formulários coletados. Assim, a instituição estendeu o prazo até 1º de junho de 2026 e realizou contatos diretos. Com a mobilização, houve um salto expressivo para 150 respostas, atingindo uma cobertura de 88,2% e restando apenas 20 pendências.

Quanto às adesões ao PAPJ para o ano de 2026, a estratégia de prorrogação e engajamento também se provou acertada. No prazo original, limitado a uma única janela de adesão, foram registradas 145 manifestações. Com a extensão do calendário, o número subiu para 178 adesões, representando um acréscimo de 22,8% e cobrando 36,7% das Promotorias de Justiça do Estado. O MPPE ainda projeta angariar cerca de 120 adesões por meio de novas ações estruturadas.

A avaliação parcial do Radar Estratégico (Ano-Base 2025) apontou uma pontuação final de 72%. Ao todo, das 31 ações estratégicas monitoradas (16 finalísticas e 15 estruturantes), 20 já apresentam resultados definitivos e 4 contam com resultados preliminares. Em paralelo, as Reuniões de Acompanhamento Parcial de Projetos (RAPs) evidenciaram entregas robustas dos Centros de Apoio Operacional (CAOs) e núcleos especializados.

Entre as principais entregas finalísticas, o CAO Consumidor destacou o hotsite e a ferramenta de Business Intelligence (BI) do projeto "Todos com Água de Primeira", além do monitoramento de hortifrutigranjeiros. Na área ambiental, o projeto "Tempo de Cuidar" do CAO Meio Ambiente estruturou o Núcleo de Mudanças Climáticas e Desastres Socioambientais (Nupema), qualificando a resposta técnica às emergências. O Núcleo da Pessoa Idosa (NPI) oficializou o Termo de Encerramento (TEP) do bem-sucedido projeto "60+ em Ação", que elevou para 100 o número de municípios com Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa regularizados em 2025, e abriu espaço para a nova iniciativa "Cuidar é Coletivo". 

Reunião de Avaliação da Estratégia - RAE.

O portfólio institucional, que já soma 50 projetos estratégicos com novas frentes como "MP nas comunidades tradicionais", incluiu ainda ações do CAO Defesa Social focadas no Índice de Governança e Gestão em Segurança Pública (IGGSeg 2025), medidas integradas de proteção social via projeto "MP SUAS", a expansão do "Ciranda Lilás" pelo Núcleo de Apoio à Mulher, e avanços na educação e infância com o "EJA Já" e "Conecta a Rede".

Por fim, visando otimizar esforços e manter o alinhamento com o plano nacional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o MPPE resolveu adiar a revisão dos programas e ações locais do triênio 2027-2029. A proposta aprovada condiciona o início desses trabalhos à conclusão da revisão do Plano Estratégico Nacional (PEN), estipulando março de 2027 como o prazo limite para a atualização institucional.

INFRAESTRUTURA
Em Santo Amaro, MPPE inaugura novo Centro Administrativo onde reúne setores estratégicos
Imagem do novo centro administrativo do MPPE
O centro reunirá, em um único endereço, setores antes dispersos em diferentes imóveis alugados pela instituição

 

15/06/2026 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) inaugura, na próxima quarta-feira (17), o seu novo Centro Administrativo, localizado na Rua Treze de Maio, nº 207, no bairro de Santo Amaro, no Recife. A cerimônia, presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, José Paulo Xavier, marca a primeira etapa do novo Complexo Administrativo da instituição e representa um avanço concreto no processo de modernização da gestão do MPPE.

O edifício ocupa um terreno de rica memória urbana. O espaço abrigou, no início do século XX, o Forno de Incineração do Pombal (1908) e, a partir dos anos 1950, as instalações da Companhia de Transportes Urbanos do Recife (CTU), incluindo galpões de oficina e garagem de ônibus elétricos. Mais recentemente, o local funcionava como depósito de veículos abandonados sob posse da Polícia Militar.

Por meio da técnica de retrofit, o projeto arquitetônico resgatou essa identidade industrial, preservando a estrutura metálica original e integrando-a às exigências de um centro administrativo contemporâneo de alto padrão.

Com mais de 6.230 m² de área construída - foi feito um acréscimo de 1.646 m² em relação à estrutura anterior - o centro reunirá, em um único endereço, setores antes dispersos em diferentes imóveis alugados pela instituição. Administração, Logística, Infraestrutura, Apoio Técnico, Comunicação, Arquivo Histórico, Tecnologia da Informação e Transportes passarão a funcionar de forma integrada, eliminando o trânsito interpredial e gerando economia direta nos gastos com locações e deslocamentos.

A setorização foi planejada por pavimento. O térreo concentra recepção, refeitórios, oficinas e setores como a Coordenadoria Ministerial de Administração (CMAD), a Divisão Ministerial de Arquivo Histórico (DIMAH), a Divisão Ministerial de Transportes (DIMTR) e o Departamento de Patrimônio e Materiais (DEMPAM). O primeiro andar abriga a Assessoria Ministerial de Comunicação Social (AMCS), o Departamento de Atendimento ao Usuário (DEMAU), a Gerência Ministerial de Apoio Técnico (GEMAT) e a Gerência Ministerial de Infraestrutura (GEMI). 

O segundo pavimento é dedicado ao Núcleo de Apoio à Tecnologia e Inovação (NTI) e à Coordenadoria Ministerial de Tecnologia da Informação (CMTI). No terceiro andar ficam o Departamento Ministerial de Infraestrutura em Tecnologia da Informação e Comunicação (DEMITIC) e a Divisão Ministerial de Conservação e Serviços (DIMCS). Já no quarto está o Departamento Ministerial de Soluções em Tecnologia da Informação (DEMSTI). 

SUSTENTABILIDADE - O prédio conta ainda com quase 80 vagas de estacionamento provisório, vestiários com chuveiros para ciclistas, refeitórios e infraestrutura para painéis fotovoltaicos, luminárias LED e reservatório de retardo de águas pluviais, que são medidas que reforçam o compromisso da instituição com a sustentabilidade ambiental e a mobilidade urbana consciente. 

Como diferencial, o projeto do novo prédio manteve as instalações todas aparentes não apenas por estética, mas por uma arquitetura inteligente, que reduz custos de manutenção a longo prazo e preserva a integridade da estrutura histórica, ainda garantindo a flexibilização dos ambientes. Essa escolha está em consonância com a dinâmica do próprio MPPE, permitindo adaptações rápidas às mudanças e evoluções que são inerentes ao serviço público.

A segunda fase do Complexo já está em andamento, com previsão de construção de nova torre e passarela de interligação entre os dois volumes arquitetônicos.

15 DE JUNHO
MPPE reforça que internação forçada em ILPIs e clínicas de tratamento de pessoa idosa é crime. Denuncie
Imagem de senhora idosa
A denúncia é um ato de proteção e pode ser feita de forma sigilosa através dos canais da Ouvidoria do MPPE

 

15/06/2026 - A internação forçada de pessoa idosa em instituições de Longa Permanência (ILPIs) e clínicas de tratamento é violência. Neste dia 15 de junho, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) destaca o Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, reforçando que o cuidado é um dever compartilhado.

Faça valer o direito à liberdade da pessoa idosa. Se você suspeita que uma pessoa idosa foi internada contra a vontade, procure o MPPE. A denúncia é um ato de proteção e pode ser feita de forma sigilosa através dos canais da Ouvidoria do MPPE: 

- WhatsApp: (81) 99679 0221

- Site: www.mppe.mp.br

- Disque MPPE: 127 (das 8h às 14h, em dias úteis)

- WhatsApp − Libras: (81) 99316 2600 ou

- bit.ly/ouvidoriamppe-libras

- Ou procure a Promotoria de Justiça da sua cidade.

Roberto Lyra - Edifício Sede / Ministério Público de Pernambuco

R. Imperador Dom Pedro II, 473 - Santo Antônio CEP 50.010-240 - Recife / PE

CNPJ: 24.417.065/0001-03 / Telefone: (81) 3182-7000