MPPE inicia campanha de conscientização sobre o cuidado com a saúde mental
MPPE inicia campanha de conscientização sobre o cuidado com a saúde mental
16/01/2025 - A Coordenadoria Ministerial de Gestão de Pessoas (CMGP) e o Departamento Ministerial de Apoio e Saúde (DEMAS), por intermédio da Divisão Ministerial de Apoio e Acompanhamento (DIMAA) do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), iniciaram na tarde de quarta-feira (15), a Campanha Global de Conscientização sobre a Saúde Mental, com o evento "Cultura de Cuidado: Rompendo Barreiras para a Saúde Mental, construindo Resiliência". As atividades ocorreram no prédio da Rua do Sol, no bairro de Santo Antônio - Recife.
De acordo com a Gerente da Divisão Ministerial de Apoio e Acompanhamento (DIMAA), Natália Aparecida Tavares, o objetivo dessa mobilização é conscientizar os membros, servidores e colaboradores terceirizados do MPPE para a necessidade do cuidado e a atenção com a saúde mental. Os bate-papos e as minioficinas visam fazer com que os participantes reflitam sobre o problema e possam discuti-lo abertamente. "Queremos estimular a formação de uma cultura de autocuidado, do cuidado simultâneo e do acolhimento", resume Natália Tavares.
Além das atividades itinerantes, visitando todas as Divisões e Departamentos do MPPE em cinco prédios do Recife, a campanha também está sendo divulgada nas redes sociais, com a publicação de posts sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Todos os servidores da Instituição também estão recebendo materiais por meio do email marketing.
"Essa é uma iniciativa valorosa, sobretudo pelo grande número de casos de problemas mentais que se verificam no dia a dia no ambiente de trabalho. Conversar sobre saúde mental e criar uma rede de escuta faz toda a diferença", atestou o técnico ministerial da Divisão Ministerial de Controle e Análise de Contas (DIMCAC), Dalton Calazans de Oliveira. "A escuta e o acolhimento no campo emocional são fundamentais nesses casos", completou o colaborador terceirizado Thiago Lincoln, lotado na Divisão Ministerial de Liquidação (DIML).
As visitas e mini oficinas se estenderão até o final deste mês de janeiro, em outros quatro prédios do MPPE, sempre das 13h às 16h30. Na próxima segunda-feira (20/01), a equipe do DEMAS/DIMAA realizará as atividades com os Membros e servidores lotados no Edifício Promotor de Justiça Paulo Cavalcante (Avenida Visconde de Suassuna, n° 99 – Boa Vista). Na quarta-feira (22), a campanha chegará ao Edifício Sede Roberto Lyra (Rua do Imperador Dom Pedro II, nº 473 - Santo Antônio). No dia 27, será no Edifício Empresarial Alfred Nobel (Rua Senador José Henrique, nº 224 - Ilha do Leite) e o encerramento será no dia 29 de janeiro, no Centro de Apoio Logístico (Rua São Miguel, nº 250 - Afogados).
Últimas Notícias
MPPE recomenda adequações sanitárias na Feira de Animais do município
12/08/2025 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Serra Talhada, recomendou que a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Agricultura e a Vigilância Sanitária adotem, nos prazos estabelecidos, medidas de controle sanitário e estrutural na Feira de Animais do município.
Em vistoria realizada pela Coordenação de Vigilância Sanitária em 25 de maio deste ano, foram constatadas irregularidades, como descumprimento de normas da Resolução RDC nº 216/2004 e condições inadequadas de higiene e segurança para pessoas e animais.
Foi recomendado, então, à Secretaria de Agricultura que promova, no prazo de 30 dias corridos: o controle de entrada e saída de animais mediante Guia de Trânsito Animal (GTA); a limpeza e troca frequente da água dos bebedouros de pneus; e a disponibilização de funcionários e equipamentos suficientes para atender as demandas da feira.
Já o Município, em ação conjunta com a Vigilância Sanitária, deverá realizar a notificação dos proprietários dos estabelecimentos, para que, no prazo de 45 dias corridos: instalem pias e torneiras nos pontos de comercialização de alimentos; promovam a adequação ou remoção de banheiros instalados nos boxes, além de ajustes estruturais para que os locais de alimentação atendam às exigências sanitárias. Também foi orientado que a Vigilância Sanitária realize nova inspeção para verificar o cumprimento das exigências, aplicando sanções, se necessário.
Por fim, o MPPE solicitou a divulgação ostensiva da recomendação nos meios oficiais do município. A íntegra do documento, de autoria do Promotor de Justiça Vandeci Sousa Leite, pode ser consultada no Diário Oficial Eletrônico do MPPE, edição do dia 7 de agosto.
MPPE recomenda controle eletrônico de ponto no hospital municipal
12/08/2025 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça de Quipapá, recomendou à Prefeitura, à Secretaria Municipal de Saúde e à direção do Hospital Municipal de São Benedito do Sul que adotem, no prazo de 90 dias, medidas para aprimorar o controle de frequência dos servidores lotados na unidade de saúde.
A recomendação integra o Inquérito Civil nº 01699.000.008/2022, que foi instaurado para apurar casos de inassiduidade habitual de servidores e a inexistência de um sistema eficiente de registro de ponto. De acordo com a promotora de Justiça Ana Victoria Francisco Schauffert, a ausência desse controle compromete a gestão administrativa e pode prejudicar o atendimento à população, configurando inclusive ato de improbidade administrativa.
Entre as medidas indicadas por ela estão a instalação de um sistema eletrônico de ponto e frequência, bem como a implantação de câmeras com gravação e armazenamento de imagens por, no mínimo, 90 dias. Os equipamentos devem ser posicionados nas entradas e saídas do hospital e na sala onde estiver o equipamento de registro de ponto.
O MPPE fixou prazo de 10 dias para que os destinatários da recomendação informem sobre o seu recebimento e quais providências serão adotadas.
A íntegra da recomendação pode ser consultada no Diário Oficial Eletrônico do MPPE, edição do dia 5 de julho.
MPPE recomenda escolha suplementar de suplentes para o Conselho Tutelar do município
12/08/2025 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça de Belém do São Francisco, recomendou que o Município de Itacuruba e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizem, no prazo máximo de 45 dias, um processo de escolha suplementar para membros suplentes do Conselho Tutelar.
A medida visa garantir o direito às férias dos conselheiros titulares e sem prejudicar a continuidade dos serviços de proteção a crianças e adolescentes. De acordo com o Promotor de Justiça Renato Libório de Lima Silva, a ausência de suplentes suficientes tem provocado sobrecarga de trabalho e risco de queda na qualidade do atendimento prestado.
Na recomendação, o Promotor de Justiça orienta que o CMDCA publique edital específico para o processo de escolha, garantindo ampla divulgação e transparência, e que a Prefeitura ofereça todo o suporte administrativo, logístico e financeiro necessário. Até a posse dos novos suplentes, deverá ser apresentado um plano de contingência para manter o funcionamento do Conselho Tutelar de Itacuruba.
O MPPE também comunicou o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) sobre a necessidade de reforçar a orientação nacional quanto ao cumprimento da Resolução nº 231/2022, que regulamenta o tema.
A íntegra da recomendação pode ser consultada no Diário Oficial Eletrônico do MPPE, edição do dia 5 de agosto.

Roberto Lyra - Edifício Sede / Ministério Público de Pernambuco
R. Imperador Dom Pedro II, 473 - Santo Antônio CEP 50.010-240 - Recife / PE
CNPJ: 24.417.065/0001-03 / Telefone: (81) 3182-7000