AUTONOMIA

Surubim, Casinhas e Vertente do Lério aderem ao projeto MP Empodera e recebem Selo Lilás

30/05/2023 - Na manhã da segunda-feira (29), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) celebrou com representantes do Poder Executivo das cidades de Surubim, Casinhas e Vertente do Lério, a assinatura do Termo do MP Empodera. No evento realizado na sede da 2ª Promotoria de Justiça Cível de Surubim, cada gestor municipal recebeu certificado com o Selo Lilás, marcando a adesão ao projeto desenvolvido pelo Núcleo de Apoio à Mulher (NAM) do MPPE.

Desde que foi lançado, em dezembro de 2021, o MP Empodera objetiva fomentar a autonomia feminina, a partir da implementação de políticas públicas junto aos Municípios, como forma de resgatar o grupo de vulneráveis, trazendo impacto direto na redução das desigualdades de gênero, violência doméstica e familiar, bem como no desenvolvimento econômico e sustentável. Agora, além de Surubim, Casinhas e Vertente do Lério, também fazem parte do MP Empodera, as cidades de Ipojuca e Gravatá.

O Promotor Garibaldi Cavalcanti, da 2ª Promotoria de Justiça Cível de Surubim, destaca a importância da parceria firmada com os novos Municípios. "A gente sente que é preciso a sociedade de Surubim, Casinhas e Vertente do Lério dar mais autonomia às mulheres. Muitas vezes as mulheres são submetidas a situações de constrangimento dentro do seio familiar por falta dessa autonomia, desse empoderamento. E aí o projeto MP Empodera ter sido aderido pelos Municípios é muito importante e me deixou bastante contente", frisou. 

“Estamos felizes com a inclusão das cidades de Surubim, Casinhas e Vertente do Lério no MP Empodera, que está em fase de expansão visando obter maiores resultados com impacto positivo na vida das mulheres”, comemorou a Coordenadora do NAM, a Promotora de Justiça Bianca Stella.

Ainda de acordo com ela, a proposta é fazer com que as mulheres passem a ter condições de se auto sustentar e que possam viver em função de suas próprias dispensas. "Cerca de 47% das mulheres que vivem em situação de violência, são dependentes financeiramente. Então, o foco do MP Empodera agora é a autonomia financeira feminina como sendo um dos elos de empoderamento", ressaltou a Promotora Bianca.

A também Coordenadora do NAM, a Promotora de Justiça Camila Mendes, explicou como funciona o MP Empodera. "Quando a Prefeitura adere ao projeto, concedemos o Selo Lilás como forma de reconhecer o passo dado pelo Município, em busca da equidade de gênero". Disse, ainda, que outros Selos são dados ao longo do monitoramento do MP Empodera, que tem três anos de duração.

Trabalhando com políticas públicas focadas na capacitação para gerar a autonomia feminina, a Prefeitura recebe, de forma gradativa, a cada ano, um novo Selo: Bronze, Prata e Ouro. "É uma forma de estimular os municípios a criarem suas políticas públicas ou, para os que já têm, aumentar as ações realizadas.

A proposta, de acordo com ela, é incentivar e premiar as Prefeituras que se comprometem com a questão da capacitação do público feminino, da forma mais ampla possível. "Queremos também estimular os Municípios a fazerem parcerias locais no intuito de inserir as mulheres, devidamente capacitadas, no mercado de trabalho. A intenção é promover uma mudança significativa na vida dessas mulheres, a partir da capacitação", complementou a Promotora Camila.

A Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Surubim, Penélope Andrade, salientou que o Município já conta com uma série de ações, como cursos de qualificação, bem como uma Coordenadoria da Mulher e um Centro de Atendimento Especializado às Mulheres. "Nossa ideia era que o atendimento à mulher tivesse uma robustez maior. E essa proposta do MP Empodera dialoga diretamente com a proposta da Casa da Mulher Empreendedora, um projeto que será iniciado em 2023 e implementado em nosso Município a partir de 2024", pontuou.

O objetivo, segundo a Secretária, é proporcionar um percurso formativo voltado às mulheres para que elas possam acessar não só a qualificação profissional; mas também a formação política; o acesso às informações e orientações, como o microcrédito no âmbito do empreendedorismo; e, ainda, um espaço para que possam expor e comercializar os seus produtos. "Então, a Casa da Mulher Empreendedora de Surubim vem para ser um espaço multiuso, de formação política, técnica, de orientação e, sobretudo, de empoderamento feminino", enfatizou.

A Secretária de Assistência Social de Casinhas, Ana Cristina Aguiar dos Santos Queiroz também destacou os projetos desenvolvidos em seu Município. "Realizamos o Qualifica Casinhas, com direcionamento de cursos profissionalizantes, onde nossa maior clientela é formada por mulheres, que representam 95% do total de  participantes. Mulheres domésticas, que não tiveram oportunidade de estudar, de fazer um curso fora ou não dispuseram de condições financeiras. Daí a gente oferta esses cursos para que elas adquiram alguma profissão, consigam desempenhar uma atividade econômica para não ficarem dependentes dos maridos ou familiares", esclareceu.

Ela disse, ainda, que a gestão municipal de Casinhas também atua nas escolas. "Trabalhamos para que nossas crianças e adolescentes identifiquem o machismo tão impregnado na sociedade. Fazemos isso através de oficinas, do teatro, de histórias contadas, de rodas de conversa, onde a gente exemplifica e mostra a importância da mulher ter um papel na sociedade, assim como o homem também tem", assinalou.

No evento, o Vice-Prefeito de Vertente do Lério, Fábio França, falou da satisfação de estar no MPPE e de firmar a parceria que irá implementar as ações oferecidas ao público feminino de seu Município. Ele também destacou que a atual gestão dispõe do programa institucional Qualifica Mulher, com cursos profissionalizantes realizados junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

"Nossa área rural é grande e é onde estão as mulheres mais vulneráveis e as que mais necessitam de apoio. Por isso trabalhamos nas comunidades e nas escolas, com parcerias dos sindicatos e associações", disse. Ao ofertar cursos profissionalizantes nos distritos e nas zonas rurais, a Prefeitura busca implementar a renda das mulheres e de suas famílias. "Também somos uma das poucas cidades da região onde já existe a Secretaria da Mulher", concluiu o Vice-Prefeito.

Pelo Município de Surubim, também estiveram presentes na cerimônia, a Diretora do Centro de Atendimento à Mulher, Mariana Barbosa; e a Advogada Débora Lima. E, ainda, o Secretário de Assistência Social de Vertente do Lério, Tárcio Saraiva.

Confira também, registro feito pela TV MPPE:

 

MP Empodera em Surubim, Casinhas e Vertente do Lério

Últimas Notícias


SAÚDE
PGJ recomenda a Promotores e Promotoras de Justiça que atuem em favor do Programa Nacional de Imunização
Imagem parcial de criança recebendo vacina injetável no braço
Outro ponto importante é a busca ativa de crianças e adolescentes não vacinados


 

16/04/2024 - Para garantir uma cobertura vacinal satisfatória para a população pernambucana, especialmente a infanto-juvenil, o Procurador-Geral de Justiça, Marcos Carvalho, recomendou a Promotoras e Promotores de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) que atuem na promoção e defesa da saúde e adotem as providências necessárias com o intuito de que o poder público elabore e implemente plano de ação visando ao cumprimento da cobertura vacinal obrigatória segundo o Programa Nacional de Imunização.

Assim, faz-se necessário ainda que os membros articulem e realizem, com os setores de comunicação, educação, saúde, líderes religiosos e comunitários de suas comarcas, campanhas locais de engajamento da sociedade para o cumprimento das metas de cobertura vacinal. Devem também cobrar que haja mobilização e capacitação dos profissionais de saúde que atuam na imunização da população.

Outro ponto importante é a busca ativa de crianças e adolescentes não vacinados, com a adoção de medidas de conscientização junto aos responsáveis legais. É preciso ainda intensificar a vacinação de rotina, com o cumprimento do Calendário Nacional de Vacinação do ano corrente, inclusive com adoção de estratégias adicionais, a exemplo de horário estendido do atendimento, agendamento da vacina, Dia D da vacinação, tudo com ampla divulgação. 

Segundo a recomendação, “a vacinação constitui uma das medidas mais importantes e eficazes formas de controle e prevenção de doenças, considerada uma política de saúde pública efetiva e de baixo custo benefício”. Ainda foi considerado que os índices de cobertura vacinal no Brasil apresentaram diminuição nos últimos anos, de forma mais preocupante nos anos de 2020 a 2022. 

“A cobertura vacinal de crianças de até 11 meses, em Pernambuco, encontrava-se em queda ininterrupta desde 2018, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, apenas tendo sido verificada melhora nos índices de vacinação no ano de 2023. Os resultados de fiscalizações realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) nos 184 municípios de Pernambuco (totalizando 1.662 unidades de saúde), publicados em 22 de agosto de 2023, para fins de avaliar a execução do Plano Nacional de Vacinação (PNI), os quais mostraram que 49,5% dos municípios do Estado estão em situação crítica ou grave em relação à execução do plano, com apenas 12,5% dos municípios apresentando situação satisfatória quanto à aplicação de vacinas do PNI”, diz a recomendação do PGJ. 

“Existe a necessidade de incrementar a adoção de medidas, pelo poder público, na busca por melhores coberturas vacinais, com estratégias de comunicação e ações de mobilização social, visando a alcançar a máxima adesão e o convencimento da população sobre as vantagens e importância das vacinas, bem como sobre os riscos da falta de regular imunização”, comentou o Procurador-Geral de Justiça, Marcos Carvalho. “A atenção especial recai sobre o público infantil, principalmente crianças na primeira infância, cujo organismo é mais vulnerável a doenças imunopreveníveis, para as quais as vacinas disponíveis no SUS se mostram plenamente eficazes”, acrescentou ele.

A Recomendação PGJ nº 01/2024 pode ser lida integralmente no Diário Oficial do MPPE de 16 de abril de 2024. 
 

ARCOVERDE
MPPE recomenda que município realize processo licitatório adequado na escolha da empresa responsável pela montagem da estrutura do São João 2024
Ilustração de um palco de shows
MPPE recomenda também que tratem a concessão de espaços públicos de forma devida


 

16/04/2024 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao Prefeito e ao Secretário de Turismo de Arcoverde que realizem com antecedência o processo licitatório para a escolha da empresa que realizará a montagem da estrutura metálica do São João deste ano. O procedimento se aplica também a todas as licitações para cessão de espaço público para a montagem de camarotes, restaurantes e barracas. 

O Promotor de Justiça Edson de Miranda Cunha Filho destacou, na recomendação, que há uma investigação em curso a respeito da inexistência de licitação para a concessão dos espaços públicos explorados pela iniciativa privada no São João de 2023 de Arcoverde, além da falta de transparência na venda dos ingressos dos camarotes para o público em geral.

Além disso, o MPPE cobrou que a Prefeitura de Arcoverde divulgue, com transparência, informações a respeito do início da venda e o valor dos ingressos para os camarotes dos festejos; e adote um método eletrônico confiável para a venda dos ingressos a todos os interessados, de modo a evitar a escolha parcial e política das pessoas que vão acessar os camarotes do São João de 2024.

O MPPE recomenda também que o chefe do Executivo e o secretário de Turismo tratem a concessão de espaços públicos de forma devida, fundamentando o interesse público concreto para tal, bem como que adotem todas as medidas que forem necessárias para a garantia do atendimento das políticas públicas essenciais ao município.

“É nítida a necessidade de o município realizar a abertura do processo licitatório, tendo em vista a proximidade do início dos festejos juninos, previstos para ocorrer entre os dias 20 a 29 de junho, além da ausência de publicação no site da Prefeitura de Arcoverde de qualquer licitação para permissão do uso oneroso do espaço público ou para definir a empresa que realizará a montagem da estrutura metálica do evento”, ressaltou Edson de Miranda Cunha Filho, no texto da recomendação.

Por fim, a 4ª Promotoria de Justiça de Arcoverde estabeleceu um prazo de 15 dias para que o prefeito e o secretário de Turismo local encaminhem resposta ao MPPE informando acerca do atendimento ou não da recomendação, bem como com as medidas a serem adotadas. 

A recomendação pode ser lida integralmente através do Diário Oficial do MPPE do dia 11 de abril de 2024. 
 

SANTA FILOMENA
MPPE recomenda a Prefeitura e Câmara de Vereadores suspender nomeações de cargos comissionados, realizar concurso público e contratar aprovados em processo seletivo
Imagem de mão preenchendo prova
Tanto a Prefeitura quanto a Câmara de Vereadores deverão realizar a atualização nos Portais da Transparência


 

16/04/2024 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por intermédio da Promotoria de Justiça de Ouricuri, com atribuição na Promoção e Defesa do Patrimônio Público, emitiu recomendações ao prefeito do município de Santa Filomena, Pedro Gildevan Coelho Melo, e ao presidente da Câmara Municipal de Santa Filomena, Francisco Wallace Diniz Mororó, no sentido de não efetuarem novas nomeações para cargos de provimento temporário e em comissão, sob a alegação genérica de situação de interesse público. 

A recomendação para a Prefeitura é no sentido de adotar as providências cabíveis para a adequação do seu quadro funcional às regras estabelecidas pela Constituição Federal e a abertura de concurso público para preenchimento dos cargos efetivos vagos, cujas funções estão sendo executadas por contratos temporários irregulares, com observância da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) no que tange ao limite de despesa com pessoal. 

À Prefeitura recomenda-se, também, a exoneração dos agentes nomeados para cargos comissionados que desempenham atividades burocráticas, técnicas e operacionais (Tesoureiro, Controlador Interno e cargos similares), nos termos do Tema 1010 do STF (RE 1.041.210), incluindo esses cargos no concurso público para provimento de cargos efetivos.

Já à Câmara de Vereadores, a recomendação é para promover a nomeação de todos os aprovados no concurso público realizado em 2022, bem como reduzir o número excessivo de cargos comissionados, com vistas a manter a proporcionalidade em relação ao quantitativo de cargos efetivos.

De acordo com o Promotor de Justiça, Manoel Dias da Purificação Neto, o artigo 37, inciso II, da Constituição Federal, disciplina que a investidura em cargo ou emprego público, requer a prévia aprovação em concurso público e que, excepcionalmente, o dispositivo permite a investidura do agente público por meio da livre nomeação em cargo comissionado. Ressalta, também, que a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, nos termos do artigo 37, caput, da Constituição Federal.

Tanto a Prefeitura quanto a Câmara de Vereadores de Santa Filomena deverão realizar a atualização dos respectivos Portais da Transparência, fazendo constar informações referentes aos quadros de cargos efetivos vagos e providos, a remuneração de todos os servidores públicos da municipalidade e do legislativo (efetivos e comissionados), incluindo os agentes políticos. A Câmara de Vereadores também deverá informar as leis municipais em vigor, bem como os projetos de lei apresentados pelos parlamentares.

Entre outras, recomenda-se ainda ao Legislativo, a revisão dos normativos internos, a fim de definir as atribuições dos cargos comissionados do quadro funcional da Câmara Municipal, deflagração de processo para a criação de cargos que devem ser de provimento efetivo por força do TEMA 1010 do STF (Repercussão Geral), por terem atribuições administrativas, técnicas, burocráticas ou operacionais, sobretudo para os cargos de Coordenador de Controle Interno, Tesoureiro e Procurador Legislativo.

Foram expedidos ofícios dando conhecimento das recomendações ao Prefeito do Município e ao Presidente da Câmara de Vereadores, que têm prazo de 20 dias para adotar as providências administrativas solicitadas. O não cumprimento da recomendação implicará na adoção de medidas judiciais e extrajudiciais pela Promotoria de Justiça para a contenção da ilicitude e a responsabilização dos agentes públicos.

As recomendações à Câmara de Vereadores e à Prefeitura de Santa Filomena podem ser consultadas na edição do Diário Oficial Eletrônico do Ministério Público de Pernambuco do dia 12 de abril de 2024, nas páginas 18 a 20 e de 20 a 21 respectivamente.
 

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