Promotoras homenageadas por defesa da cidadania no Grande Recife

Promotora de Justiça Janaína do Sacramento recebe homenagem
Janaína do Sacramento recebe homenagem em São Lourenço da Mata

 

19/12/2023 - Três promotoras de Justiça foram homenageadas na semana passada em razão do trabalho profissional que desenvolvem na sociedade em defesa da cidadania. A Secretária-Geral do MPPE, Janaína do Sacramento Bezerra, titular com atuação na Vara de Violência Doméstica e Familiar da Comarca de Camaragibe, recebeu o Prêmio Mulher Empoderada, concedido pela Diretoria da Mulher da Prefeitura de São Lourenço da Mata, no Grande Recife (a Promotoria onde atuou também atende São Lourenço).

A Promotora de Justiça Andréa Karla Reinaldo Souza Queiroz, da Infância e Juventude no Recife, recebeu a Medalha e o Diploma de Mérito Desembargador Nildo Nery dos Santos, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), pela defesa dos direitos humanos. A Promotora de Justiça Alice de Oliveira Morais, da 2ª Promotoria de Defesa da Cidadania do Cabo de Santo Agostinho, foi agraciada com o título de cidadã cabense, concedido pela Câmara de Vereadores do município onde atua desde 2012.

“Para que nós chegássemos a um lugar de destaque, uma rede de mulheres invisíveis nos apoiou em casa, na família e na sociedade”, destacou a secretária-geral do MPPE, Promotora de Justiça Janaína do Sacramento, na cerimônia em que recebeu o Prêmio de Mulher Empoderada pela Prefeitura de São Lourenço. O prêmio foi instituído no município pelo segundo ano consecutivo “para reconhecer o protagonismo feminino e promover a política de prevenção à violência contra a mulher”, explicou Monalisa Pinheiro, coordenadora da Mulher e dos Direitos Humanos na gestão municipal. A cerimônia de entrega da premiação foi na última quarta-feira (13/12), no Flamengo Atlético Clube de São Lourenço da Mata.

Promotora Andrea Karla recebe homenagem
Andréa Karla Queiroz foi homenageada no Palácio da Justiça, no Recife


No mesmo dia, a Promotora de Justiça Andréa Karla Reinaldo Souza Queiroz, da Infância e Juventude,  foi homenageada pelo TJPE, no Salão Nobre do Palácio da Justiça, no Recife, quando foram comemorados os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. “A Comissão criou essa medalha para outorgá-la a pessoas que, nas suas atividades, estejam voltadas para essa causa importante, que é a dos direitos humanos”, explicou o desembargador Bartolomeu Bueno, presidente da Comissão de Direitos Humanos do Tribunal. Parafraseando o procurador do Trabalho Eduardo Varandas, defensor dos direitos humanos, a promotora Andréa Karla, afirma que “o Ministério Público deverá ser o último guerreiro a largar sua espada e o seu escudo”. Ela atua na defesa dos direitos humanos da população socioeducativa, alvo de preconceito social que questiona a proteção a quem lesou o direito de outrem. “É uma tarefa árdua, porém seguimos firmes, acreditando que a ressocialização só ocorrerá, de forma plena, quando cada socioeducando e cada socioeducanda tiverem o seu direito humano à educação, à saúde, à dignidade, à escola, ao lazer e à profissionalização respeitados”, enfatizou.

Alice Morais é homenageada no Cabo de Santo Agostinho
Alice Morais agora é cidadã do Cabo de Santo Agostinho

Na quinta-feira (14/12), a Promotora de Justiça Alice de Oliveira Morais recebeu o título de cidadã cabense, em cerimônia na Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho. Nascida no Recife, mas atuando há 11 anos no Cabo, na 2ª Promotoria de Defesa da Cidadania do município metropolitano, Alice manifestou gratidão pelo título. “Quero saudar todo cidadão do município e dizer que amo o Cabo de Santo Agostinho. É a minha casa. Cada um constrói o seu quadrado no seu lugar, mas, atuando juntos, construímos pontes e soluções", avaliou, chamando a atenção para a importância do trabalho conjunto das instituições na garantia de direitos à sociedade. 
 

Prêmio Mulher Empoderada

Roberto Lyra - Edifício Sede / Ministério Público de Pernambuco

R. Imperador Dom Pedro II, 473 - Santo Antônio CEP 50.010-240 - Recife / PE

CNPJ: 24.417.065/0001-03 / Telefone: (81) 3182-7000