Promotoras de Justiça são homenageadas pela Câmara de Vereadores do Recife

Luciana Prado e Geovana Belfort recebem homenagem
Luciana Prado e Geovana Belfort recebem homenagem


 

26/03/2024 - As Promotoras de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Luciana Prado e Geovana Belfort, estão entre as 37 mulheres homenageadas durante sessão solene promovida pela Câmara Municipal do Recife, na tarde da última quinta-feira (21). As homenagens, uma iniciativa da vereadora Ana Lúcia do Rego Ferreira, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, foram direcionadas a mulheres que se destacam em diversos setores da sociedade, na Capital Pernambucana. 

A vereadora destacou no seu pronunciamento, na tribuna do plenário da Câmara Municipal, a importância de evidenciar o trabalho feminino e afirmou que acredita que quando uma mulher ocupa um espaço de poder, ela necessita estar com outras mulheres, para fortalecer e dar visibilidade ao trabalho. Ela disse ainda que é preciso reconhecer a existência de uma rede de mulheres que fazem os avanços acontecerem. 

Durante a solenidade ocorreu a exibição de um vídeo sobre o Dia Internacional da Mulher, seguido da entrega dos certificados às 37 mulheres homenageadas, uma apresentação musical da cantora Cristina Amaral e dos passistas de frevo Victor Martins e Vilka Dias. A Procuradora Federal da Advocacia-Geral da União, Fabiana Augusta de Araújo, que estava presente na mesa de honra, representando as homenageadas, fez uma reflexão sobre os desafios que ainda impedem as mulheres de acessarem os seus direitos plenamente e destacou a necessidade de compreender a luta das mulheres como uma construção coletiva.

De acordo com a Promotora de Justiça Geovana Belfort, a homenagem foi "um reconhecimento que nos inspira e estimula a prosseguir, mesmo diante dos desafios e intempéries que surgem na caminhada". Ela falou, ainda, da gratidão pela lembrança do seu nome e tão honrosa homenagem, graças "aos trabalhos desenvolvidos como Promotora de Justiça, atuando há quase 11 anos junto à 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Recife".

Para a Promotora de Justiça Luciana Prado, a homenagem "é um reconhecimento importante de todo o trabalho realizado, não só como coordenadora do Núcleo de Apoio à Mulher (NAM) do MPPE, mas também como membra do GT Racismo e do NDLGBTQIA+, dos quais têm imenso orgulho de fazer parte. "Ademais, não posso esquecer que a minha experiência na área também decorre do meu trabalho anterior como Delegada de Polícia e dos mais de 20 anos como Promotora de Família, que foram a base de tudo. Destaque-se, contudo, que esta homenagem não seria possível se a nossa instituição, o MPPE, não tivesse saído na frente de outros MPs estaduais, criando não só o NAM, mas também outros como o GT Racismo, Caravana do Idoso e NDLGBTQIA+ há pelo menos duas décadas, grupos estes que trabalham em conjunto, haja vista a transversalidade da luta dos direitos e vidas das mulheres", concluiu.

À solenidade, que foi presidida pela vereadora Natália de Menudo, estiveram presentes, entre outras autoridades, a presidente da Associação do Ministério Público de Pernambuco (AMPPE), Deluse Amaral; a secretária da Mulher do Recife, Glauce Medeiros; a cônsul-honorária da Costa do Marfim no Recife, Giovanna de Melo Pessoa; e a diretora financeira do Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE), Divamar Albuquerque. 
 

Roberto Lyra - Edifício Sede / Ministério Público de Pernambuco

R. Imperador Dom Pedro II, 473 - Santo Antônio CEP 50.010-240 - Recife / PE

CNPJ: 24.417.065/0001-03 / Telefone: (81) 3182-7000