BALANÇO

Ouvidoria do MPPE recebeu 22.333 demandas da população em 2023

Ilustração de Dora, assistente virtual da Ouvidoria do MPPE trajando tailler preto e portando pasta
98,2% das manifestações corresponderam a denúncias sobre fatos para possível atuação do MPPE


15/01/2024 - Ao longo de 2023, a Ouvidoria do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) registrou 19.495 manifestações oriundas dos pernambucanos. Esse quantitativo representa uma média de 1.602 demandas realizadas por mês. Nesse número estão incluídas denúncias, reclamações, críticas, sugestões e elogios. 

Em atendimento à Lei de Acesso à Informação (LAI), a Ouvidoria também atende as solicitações de informações sobre o MPPE, além de certidões sobre a atuação extrajudicial dos Promotores e Promotoras de Justiça. Em 2023, o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), que funciona dentro da Ouvidoria, registrou 2.838 solicitações de informações ou certidões e expediu 985 certidões. Somando todos os serviços prestados pela Ouvidoria, durante o ano passado, o órgão recebeu 22.333 demandas da população.   

De acordo com o levantamento da Ouvidoria, 98,2% do total das manifestações corresponderam a denúncias sobre fatos para possível atuação do MPPE, em defesa dos direitos e interesses da sociedade.

Os temas que mais se destacaram em 2023 foram as denúncias relacionadas à defesa do patrimônio público, com 5.751 manifestações, o que representa 29,49% do total. Em seguida, vieram as demandas sobre saúde, com 2.218 (11,37%); educação, com 1.623 (8,32%); meio ambiente, com 1.429 (7,33%); e habitação e urbanismo, com 1.117 (5,72%).

Com relação às localidades que mais apareceram nas manifestações registradas na Ouvidoria, o Recife ficou à frente, com 6.722 (34,48%) manifestações, seguido por Jaboatão dos Guararapes com  889 (4,56%). Na sequência, vieram Paulista com 805 (4,13%) e as 717 (3,68%) de Olinda. Caruaru, no Agreste do Estado, teve 651 (3,34%) manifestações.

O maior número de demandas dos recifenses trazidas ao MPPE estão ligadas ao SUS, com 1.288 manifestações (19,16%). No ranking, aparecem ainda patrimônio público, com 971 queixas (14,4%); educação, com 602 (8,9%); consumidor, com 507 (7,5%); meio ambiente, com 396 (5,89%) e habitação e urbanismo, com 387 manifestações (5,75%). 

ATENDIMENTO - Segundo a Ouvidora do MPPE, Promotora de Justiça Lizandra Carvalho, a expectativa para 2024 é que os registros de denúncias via Ouvidoria aumentem exponencialmente. Para atender a essa procura, com o apoio de outros parceiros institucionais, o órgão tem investido no aprimoramento do serviço de atendimento ao cidadão e registro de suas demandas, assim como nos canais de comunicação.

"A cada dia a Ouvidoria se consolida como o principal canal de acesso da população aos serviços do Ministério Público. Assim, é importante e necessário estarmos preparados para prestar um melhor atendimento, seja no registro e encaminhamento interno da demanda ou nos redirecionamentos ou orientações prestadas nas situações em que não se trata de demanda de atribuição do MPPE", destaca a Ouvidora.

A Ouvidoria funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Denúncias, reclamações, críticas, elogios ou sugestões podem ser registradas pessoalmente, pelo site do MPPE (www.mppe.mp.br), por formulário ou com assistente virtual;, pelo whatsapp (81) 99319-3350, pelo 127 (das 8h às 14h) ou pelo messenger do Facebook da Ouvidoria (@ouvidoriamppe). Já as solicitações de informação ou certidão dirigidas ao Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), podem ser solicitadas por meio de formulário próprio disponível no site do MPPE.

Últimas Notícias


FESTEJOS JUNINOS
Painel do MPPE tem a adesão de 109 municípios pernambucanos


 

19/06/2025 - Em sua segunda edição, o Painel de Transparência dos Festejos Juninos, criado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), recebeu, até as 14h desta quinta-feira (19), informações repassadas por 109 prefeituras, representando mais da metade dos municípios do Estado. Ao todo foram informadas 1.279 apresentações, totalizando investimento de R$ 99,9 milhões em pagamento de cachês. 

“A adesão é voluntária, mas aguardamos a participação de 100% dos gestores até o dia 2 de julho, prazo final para inclusão de dados, como foi possível no ano passado. A visibilidade dessas informações é importante para a sociedade, como também para prefeitas e prefeitos, revelando transparência nas despesas públicas”, reforça o Procurador-Geral de Justiça, José Paulo Xavier.

Entre os municípios que informaram suas atrações e gastos com shows estão os que organizam programação extensa e aqueles com festejos mais simples. O Painel do MPPE possibilita a consulta por localidade e artistas, com valor de cachês e tempo da apresentação. Neste segundo ano, também estão sendo disponibilizadas informações sobre arrecadação de impostos.

De acordo com o Promotor de Justiça Hodir Flávio de Melo, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público e do Terceiro Setor, assim como no primeiro ano, as prefeituras que apresentarem informações vão receber do MPPE o selo de transparência. Para conferir as informações de 2024 e de 2025, acesse: https://portal.mppe.mp.br/web/festejos-juninos.

SEGURANÇA PÚBLICA
MPPE participa do Painel de Referência Municipal
Fotografia de participantes em volta da mesa do evento
O coordenador em exercício do Centro de Apoio Operacional à Atuação Criminal (CAOCRIM), Promotor de Justiça Fernando Della Latta, representou o MPPE

 

19/06/2025 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) participou da apresentação do "Painel de Referência Municipal em Segurança Pública", realizado no dia 18 de junho de 2025, na Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). 

Durante o evento, na sede do TCE-PE, foi destacada a importante missão do MPPE no controle de eficácia sobre os acordos de cooperação técnica firmados com diversos entes do sistema de Justiça.

Também foi salientada a importância da Instituição na análise de dados de violência, desigualdade social e reincidência criminal como suporte para ações, construção de programas e planos de atuação, a expansão dos núcleos especializados NAV (Núcleo de Apoio às Vítimas de Crime), NAJ (Núcleo de Apoio ao Tribunal do Júri) e NUDTOR (Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor) e o papel fundamental da instituição na articulação e fiscalização das políticas de segurança pública.

O coordenador em exercício do Centro de Apoio Operacional à Atuação Criminal (CAOCRIM), Promotor de Justiça Fernando Della Latta, representou o MPPE no evento, que também contou com a presença de representantes de diversas instituições, entre elas a Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag-PE), Secretaria de Defesa Social (SDS-PE), Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), Conselho Comunitário de Segurança de Pernambuco (Conseg-PE), diversas prefeituras do Estado e outras instituições.

 

CORPUS CHRISTI E RECESSO DE JUNHO
Atendimento do MPPE funcionará em regime de plantão
Ilustração de calendário de meses em fundo amarelo

 

19/06/2025 - De 20 a 30 de junho, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) irá funcionar em regime de plantão, das 13h às 17h, em razão do feriado de Corpus Christi (transferido de 19 para 20 de junho), e do recesso de junho, conforme Portaria PGJ nº POR-PGJ nº 3.190/2024. Dessa forma, os atendimentos serão realizados remotamente por e-mail e as demandas urgentes devem ser encaminhadas ao Promotor de Justiça plantonista, que atua das 13h às 17h, nos termos da Resolução RES-CPJ nº006/2017.

Segue abaixo como contatar cada uma das Circunscrições e as unidades do MPPE na Capital.

Capital: plantaocapital@mppe.mp.br    

Salgueiro: plantao1a@mppe.mp.br 
 
Petrolina: custodia2circunscricao@mppe.mp.br     

Afogados da Ingazeira: plantao3a@mppe.mp.br    

Arcoverde: plantao4a@mppe.mp.br    

Garanhuns: plantao5a@mppe.mp.br    

Caruaru: plantao6a@mppe.mp.br    

Palmares: plantao7a@mppe.mp.br    

Cabo de Santo Agostinho: plantao8a@mppe.mp.br    

Olinda: cpfd.olinda@mppe.mp.br  

Nazaré da Mata: plantao10a@mppe.mp.br  

Limoeiro: plantao11a@mppe.mp.br  

Vitória de Santo Antão: plantao12a@mppe.mp.br 

Jaboatão dos Guararapes: plantao13a@mppe.mp.br  

Serra Talhada: plantao14a@mppe.mp.br  

OUVIDORIA - As manifestações que forem registradas nos canais eletrônicos da Ouvidoria durante o período serão analisadas e encaminhadas às Promotorias de Justiça apenas a partir do dia 1º de julho. Portanto, em casos urgentes, durante o recesso, devem ser usados os e-mails acima listados.

Não sendo caso de urgência, o cidadão poderá entrar em contato com a Ouvidoria do MPPE pelos canais eletrônicos para registrar denúncias, reclamações, sugestões, críticas e elogios através da Ouvidoria, no site do MPPE, por meio do formulário https://bit.ly/ouvidoriamppe-manifestacao, e pelo assistente virtual Audivia: no site do MPPE ou pelo messenger do Facebook da Ouvidoria do MPPE

Roberto Lyra - Edifício Sede / Ministério Público de Pernambuco

R. Imperador Dom Pedro II, 473 - Santo Antônio CEP 50.010-240 - Recife / PE

CNPJ: 24.417.065/0001-03 / Telefone: (81) 3182-7000