CRECHES NO RECIFE

MPPE se reúne com Secretaria de Educação para buscar ampliação das vagas

Fotografia de mãos infantis montando castelo com brinquedo de blocos
MPPE solicitou informações sobre a situação e prazo de conclusão das obras de ampliação de vagas escolares nas RPAs 3 e 5

 

03/09/2024 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) se reuniu, nos dia 27 e 29 de agosto, com representantes da Secretaria da Educação do Recife (Seduc) e do Conselho Tutelar para discutir propostas de ampliação das vagas de educação infantil nas Regiões Político-Administrativas 3 e 5 do Recife, que englobam bairros como da Zona Norte e Sudoeste do Recife, respectivamente.

No encontro, a Seduc explicou que a RPA-5 conta com 16 creches municipais e 14 entidades parceiras prestando o serviço de educação infantil; já os dados do Conselho Tutelar apontam para um total de 74 crianças que não foram atendidas com vagas em creches.

“Buscando uma atuação resolutiva, a Promotoria de Justiça de Defesa da Educação solicitou à Secretaria de Educação do Recife informar sobre a situação e prazo de conclusão das obras de ampliação de vagas escolares nas RPAs 3 e 5, bem como o déficit de vagas e a relação das entidades parceiras que atendem à população”, ressaltou o Promotor de Justiça Salomão Ismail Filho.

Especificamente no caso da RPA-3A, o MPPE também requisitou à Seduc informar sobre a existência de atestado do Corpo de Bombeiros para asentidades parceiras contratadas para ofertar vagas de educação infantil.

Os representantes da Secretaria Municipal de Educação devem apresentar respostas ao MPPE até os dias 17 de setembro, para as unidades da RPA-5, e 20 de setembro, para a RPA-3. As atas das reuniões podem ser lidas na íntegra nas edições do Diário Oficial Eletrônico do MPPE dos dias 28 e 30 de agosto, respectivamente.

O Promotor de Justiça explicou ainda que foram instaurados procedimentos administrativos específicos para cada RPA do Recife. No âmbito desses procedimentos, o MPPE está realizando reuniões com os gestores da Secretaria de Educação do Recife e Conselho Tutelar das respectivas regiões, a fim de acompanhar o andamento das obras e debater medidas voltadas a aumentar as vagas para a educação infantil.
 

Últimas Notícias


ELEIÇÕES 2024
Organizadores de debates políticos devem divulgar e garantir a segurança dos eventos em Ouricuri, São Cruz e Santa Filomena

 

Fotografia de dedo digitando em teclado de urna eletrônica
A recomendação também se estende à Polícia Militar (PMPE) e aos Departamentos de Trânsito e de Transportes dos municípios

 

04/09/2024 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por intermédio da Promotoria de Justiça Eleitoral da 82ª Zona Eleitoral, recomendou aos coordenadores das campanhas eleitorais para as prefeituras de Ouricuri, Santa Cruz e Santa Filomena (Sertão do Araripe) que adotem as medidas necessárias para divulgar e dar transparência às realizações dos debates entre os candidatos a prefeito.

Na recomendação, publicada no dia 3 de setembro de 2024, no Diário Oficial Eletrônico do MPPE, o Promotor Eleitoral da 82ª Zona Eleitoral, em Ouricuri, Manoel Dias da Purificação Neto, orienta os organizadores dos debates a estipularem e divulgar com antecedência as regras que irão reger os eventos, e controlar o acesso dos participantes aos locais, de modo a só permitir a entrada dos candidatos e seus principais assessores. Além disso, devem manter a segurança no interior do recinto, com a realização de revistas pessoais e a identificação, de forma visível, por meio de crachá, de todo pessoal que terá acesso ao local e suas imediações.

O Promotor de Justiça leva em consideração a necessidade de garantir a segurança individual e coletiva dos participantes de eventos políticos, como debates e outros, em locais públicos ou privados; e que a ausência de controle em relação a estes tipos de eventos poderá proporcionar o acúmulo demasiado de correligionários.

A recomendação também se estende à Polícia Militar (PMPE) e aos Departamentos de Trânsito e de Transportes dos municípios. Será de responsabilidade da PMPE manter uma guarnição policial em frente aos locais dos debates, realizar rondas nas imediações, controlar o acesso dos candidatos e assessores e garantir o distanciamento do público a pelo menos 500 metros dos prédios onde ocorrerão os eventos. 

Os agentes dos Departamentos Municipais de Trânsito e de Transportes ficarão responsáveis pelo controle de acesso das pessoas e veículos devidamente credenciados e identificados, bem como realizar a demarcação dos limites da área de acesso ao local dos eventos, respeitando-se o limite de mais ou menos 500 metros no seu entorno. Os partidos políticos e suas coligações deverão orientar os seus correligionários a respeitarem as delimitações impostas na recomendação, evitando tumulto e barulho nas proximidades dos locais dos debates. 
 

SERRA TALHADA
Prefeitura, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros firmam TAC para organização da Festa de Nossa Senhora da Penha
A 234ª Festa de Nossa Senhora da Penha é uma tradição que ocorre desde 1790 e atrai milhares de fieis católicos

 

04/09/2024 - A Prefeitura de Serra Talhada, a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM-PE) firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para garantir a organização, a infraestrutura e a segurança da festa da padroeira do município, Nossa Senhora da Penha, iniciada no último dia 29 de agosto e que se estenderá até o próximo dia 08 de setembro.

A 234ª Festa de Nossa Senhora da Penha é uma tradição que ocorre desde 1790 e atrai milhares de fieis católicos de Serra Talhada e de outros municípios da região. Este ano, a festa terá 11 dias. Pela grandiosidade do evento, a 2ª Promotoria de Justiça de Serra Talhada considerou a necessidade da assinatura do TAC para a adoção de medidas mais eficientes por parte dos organizadores.  

O Promotor de Justiça de Serra Talhada, Vandeci Sousa Leite, levou em consideração que em eventos desta natureza quase sempre ocorrem situações de risco, por diversos fatores, tais como a localização inadequada dos polos de animação, a falta de controle em relação ao horário de encerramento dos shows, a prática de excessos e atos de violência decorrentes do consumo excessivo de bebidas alcoólicas, razão pela qual a preocupação com a segurança pública deve ser reforçada.

RESPONSABILIDADES - No documento foram definidas e distribuídas as atribuições de cada um dos órgãos envolvidos na realização e na segurança do evento. No TAC também foram definidos os horários de início e encerramento da festa, tanto no Polo Cultural (Praça Sérgio Magalhães), quanto no Polo Nacional (Lagoa Maria Timóteo), durante os 11 dias de comemorações. 

De acordo com o Promotor de Justiça Vandeci Sousa Leite, os horários estabelecidos servem apenas como mecanismo para tentar reduzir o número de ocorrências policiais e não como marco para a retirada do policiamento ostensivo das ruas.

A Prefeitura está orientando os vendedores ambulantes, barraqueiros, proprietários de carroças de churrasquinhos e similares para que comercializem apenas nos locais previamente estabelecidos pela organização do evento. Com o apoio da PMPE irá fiscalizar e coibir infrações como o uso e ocultação de armas brancas e de fogo; fiscalizar os vendedores de bebidas e os consumidores quanto ao uso de copos descartáveis e a não comercialização e utilização em vasilhames de vidro, bem como para encerrarem as atividades após o término dos shows.

Os proprietários dos parques de diversões e comerciantes em geral estão sendo orientados sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas, cigarros e produtos ofensivos à saúde das crianças e adolescentes; bem como a proibição do trabalho infantil, com a contratação de crianças e adolescentes.

Entre outras, o Corpo de Bombeiros deverá fiscalizar, com 24 horas antes do início dos eventos, a estrutura dos palcos de eventos com o objetivo de verificar os itens de segurança e o uso indevido de botijões de gás nas barracas. A PMPE deverá auxiliar a Prefeitura no cumprimento dos horários de encerramento dos shows; prestar segurança nos polos de animação e pontos de concentração na cidade, independentemente do horário de encerramento da festa. 

A íntegra do TAC está disponível na edição do Diário Oficial Eletrônico do MPPE, publicado em 2 de setembro de 2024. 
 

COMBATE AO CRIME
MPPE participa de encontro nacional sobre enfrentamento a organizações criminosas
Fotografia dos participantes do evento posando em degraus de escada
Objetivo é fortalecer o combate às organizações criminosas por meio da promoção da integração institucional

 

03/09/2024 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) está participando do 1º Encontro Técnico da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento das Organizações Criminosas (Renorcrim), que ocorre em Brasília, iniciado na segunda-feira (2) e com encerramento marcado para a quarta (4). O evento é organizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi).

O Encontro da Renorcrim conta com a participação de Delegados(as) de Polícia e Promotores(as) de Justiça de todas as 27 Unidades Federativas, bem como do Ministério Público Federal. Estão previstas diversas palestras com a temática de enfrentamento do crime organizado, focando principalmente em ações de integração entre as instituições e de descapitalização das organizações criminosas.

O objetivo é fortalecer o combate às organizações criminosas por meio da promoção da integração institucional e do compartilhamento de conhecimento entre as unidades especializadas. Essa estratégia está sendo coordenada pela Diopi, que implementa uma abordagem inteligente e eficaz, visando desmantelar as estruturas das organizações criminosas de maneira holística e sustentável. A estratégia inclui a participação de outros órgãos federais e estaduais, bem como de entidades ligadas ao Sistema de Justiça Criminal.

A Renorcrim é composta por todos os Delegados(as) de Polícia Civil titulares de unidades especializadas no enfrentamento das organizações criminosas nas 27 Unidades Federativas.

Roberto Lyra - Edifício Sede / Ministério Público de Pernambuco

R. Imperador Dom Pedro II, 473 - Santo Antônio CEP 50.010-240 - Recife / PE

CNPJ: 24.417.065/0001-03 / Telefone: (81) 3182-7000