MPPE faz reflexões sobre prevenção ao suicídio e busca por saúde mental

21/09/2022 - Integrantes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) participaram do evento Saúde Mental e Qualidade de Vida, na terça-feira (20), das 13h às 16h, na Escola Superior do Ministério Público. Foi um encontro dentro da campanha de conscientização do Setembro Amar+Elo, mês de prevenção ao suicídio, promovido pelo Departamento Ministerial de Apoio à Saúde (DEMAS), através da Divisão Ministerial de Apoio e Acompanhamento (DIMAA), para construir uma Política de Saúde Mental no MPPE. 

O encontro foi mais uma ação de incentivo à perpetuação de práticas de saúde e bem-estar a membros e servidores do MPPE. Na ocasião, profissionais de saúde palestraram sobre como identificar possíveis problemas mentais tanto em si quanto no outro, possibilidades de tratamento, autocuidado e não estigmatização e julgamento sobre quem desenvolve algum tipo de transtorno.  

"Pensar a saúde mental dos integrantes do MPPE é fundamental para a instituição. Temos o compromisso em proporcionar qualidade de vida em nosso ambiente de trabalho, para que toda pessoa que faça parte de nossos quadros tenha satisfação e bem-estar aqui", comentou o subprocurador-geral em Assuntos Administrativos, Valdir Barbosa Júnior. 

O coordenador do Núcleo de Apoio à Gestão de Pessoas, Fernando Falcão Ferraz Filho, alertou sobre os dados impactantes de suicídios no Brasil. "No Brasil, temos uma morte por suicídio a cada 45 minutos. E para cada morte, são 20 tentativas", relatou. "É importante o olhar institucional para essa situação, para identificar e sanar casos de depressão, oscilações de humor, ansiedade, entre outros, e buscar solucioná-los da melhor forma, assim como preveni-los", acrescentou ele. 

A médica perita e do Trabalho, Helena Carneiro Leão, que é gerente do Departamento Ministerial de Apoio e Saúde do MPPE, atentou para necessidade de se derrubar preconceitos sobre o suicídio e focar na valorização da vida. "Suicídios podem ocorrer por diversos fatores, sejam financeiros, emocionais, por dificuldades familiares, questões momentâneas. Informação é fundamental, pois garante mais compromisso e entendimento sobre o outro, assim como garantir dignidade de vida às pessoas", afirmou ela.

No evento, Helena Carneiro Leão também lançou a cartilha Orientação para o Serviço de Apoio e Acompanhamento de Saúde aos Membros e Servidores no MPPE. A publicação traz a relação entre trabalho e saúde mental, visando que ela seja um importante instrumento de cuidado com todas as pessoas que fazem parte do MPPE. A cartilha foi elaborada com o objetivo de mostrar como o Serviço de Apoio e Acompanhamento será estruturado para acolher as necessidades de saúde de membros, servidores e demais colaboradores da Instituição, com a descrição de atribuições e orientações para acesso aos serviços, e como lidar com os problemas da rotina do trabalho, que passaram a fazer parte da rotina do lar e vice-versa, causando um acúmulo de pressões e responsabilidades. 

Palestras - Os palestrantes foram a médica do trabalho Vívian Rodrigues Dantas de Souza, o psicólogo clínico Éllcio Ricardo de Melo Farias e a psicóloga social Rita de Cássia Cavalcanti Brandão.  

Vívian dissertou sobre o eu emocional e como as situações financeiras, sociais e físicas impactam no indivíduo como um todo, sendo impossível dissociar as vidas pessoais e profissionais das pessoas. Élcio tratou sobre terapias integradas aos tratamentos psicológicos e psiquiátricos, que ajudam na recuperação dos pacientes, como meditação, acupuntura, ioga, dança do ventre, florais, biodança, etc. Já Rita de Cássia abordou a necessidade de cada ser humano se autoconhecer, conversar consigo mesmo e se autoconfessar.   

Últimas Notícias


OLINDA
PGJ e promotores da 9ª Circunscrição discutem avanços na estrutura e valorização profissional
Participantes da agenda sentados em cículo
“Nossa expectativa é entregar até o final do ano a nova sede”, anunciou o Procurador-Geral de Justiça, Marcos Carvalho

 

11/10/2024 - Inovação tecnológica, valorização profissional, melhor estrutura física e de pessoal foram alguns dos temas debatidos na 11ª reunião do ano da Agenda Compartilhada com Promotores de Justiça da 9ª Circunscrição do Ministério Público de Pernambuco, sediada em Olinda e que abrange oito municípios. “Nossa expectativa é entregar até o final do ano a nova sede”, anunciou o Procurador-Geral de Justiça, Marcos Carvalho, no encontro realizado na tarde desta quinta-feira (10), no edifício onde funciona a representação olindense do MPPE.

“Esses encontros entre a gestão e os membros são importantes. Infelizmente ainda não foi na nossa sede nova, mas a próxima reunião será”, avaliou a Promotora de Justiça Isabel de Lizandra Penha Alves, coordenadora da 9ª Circunscrição. O prédio está em construção na mesma Avenida Pan Nordestina, na Vila Popular, em Olinda, e terá mais espaço para abrigar as promotorias.

Para o chefe do Ministério Público de Pernambuco, o encontro foi bastante produtivo:  “Apresentamos  as soluções às demandas que recebemos, discutimos sobre os avanços e inovações implantadas. E, nesse clima ameno, também estamos trabalhando para entregar a obra da nova sede até o final do ano”, afirmou. Além de Olinda, a 9ª Circunscrição reúne as equipes de Abreu e Lima,  Araçoiaba, Igarassu, Itamaracá, Itapissuma e Paulista, no Grande Recife, e Goiana (Mata Norte).

AVANÇOS - O PGJ abriu a reunião apresentando as medidas adotadas desde 2023, para movimentar a carreira, reforçar e distribuir melhor as equipes no Estado e qualificar a estrutura do MPPE. Marcos Carvalho mencionou o esforço para compor e executar quase 100% do orçamento, criar vagas para promotor na segunda entrância, nomear novos e avançar em suporte tecnológico com a criação de aplicativo e de sistema de informação próprio integrado ao do Poder Judiciário. 

O Subprocurador-Geral em Assuntos Administrativos, Hélio José de Carvalho Xavier, detalhou medidas da sua área. O coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica, Promotor Guilherme Lapenda, esclareceu dúvidas apresentadas pelos membros em relação ao uso dos sistemas de informação, enquanto o diretor da Escola Superior do MPPE, PJ Frederico José Santos de Oliveira, expôs como funcionará a residência jurídica na instituição. 

MAIS ETAPAS - Na Agenda Compartilhada, a interação é direta entre membros e a Procuradoria-Geral de Justiça, com reuniões regionalizadas. Em 2023, no início da atual gestão, foram levantadas demandas juntos aos membros e agora, no ano seguinte, são apresentadas as soluções adotadas. 
 

Agenda Compartilhada 2024 - Olinda

GESTÃO
Circunscrição de Jaboatão dos Guararapes recebe Agenda Compartilhada

 

11/10/2024 - Mais um encontro da Agenda Compartilhada do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ocorrerá na próxima quinta-feira (17), das 14h às 16h30, na sede das Promotorias de Jaboatão dos Guararapes. Em conversa com os membros da 13ª Circunscrição do MPPE, que são Promotores e Promotoras de Justiça que atuam em Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata e Camaragibe, o Procurador-Geral de Justiça, Marcos Carvalho, e a equipe da gestão tratarão sobre o atendimento a demandas encaminhadas em 2023. 

Também haverá troca de informações sobre a rotina de trabalho e medidas adotadas em relação à valorização profissional e outros temas de interesse, como a melhoria e adequação das estruturas físicas das unidades e a busca de estratégias para atender com maior eficiência e rapidez as demandas da sociedade.

Marcos Carvalho lembra que os encontros fortalecem o diálogo entre os integrantes do MPPE e aprimoram as decisões da gestão. “Buscamos juntos soluções para as demandas, além de entendermos melhor a realidade das circunscrições. Dessa forma, conseguimos uma grande colaboração dos membros com a gestão, trazendo sugestões e apontando prioridades para cada circunscrição”, explica o PGJ.
 

JUSTIÇA ELEITORAL
Desembargador Fernando Norberto assume vice-presidência do TRE
Foto do PGJ com o novo corregedor
Na solenidade de posse, Marcos Carvalho ao lado de Fernando Cerqueira Norberto dos Santos

 

11/10/2024 - O Procurador-Geral de Justiça, Marcos Carvalho, e outros membros do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) prestigiaram, na última quarta-feira (9), a posse do desembargador Fernando Cerqueira Norberto dos Santos como vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional  Eleitoral (TRE-PE). A cerimônia ocorreu no Recife.

Além de renovar seu compromisso com a Constituição Federal e as leis que regem o processo eleitoral no Brasil, o desembargador, no seu discurso de posse, fez um breve histórico das contribuições do Poder Judiciário na reconstrução da democracia no país. 

Natural de Maceió (AL), o desembargador Fernando Norberto dos Santos ingressou na magistratura de Pernambuco em 1982. Foi corregedor geral do Judiciário de 2018 a 2020 e presidente do Tribunal de Justiça do Estado de 2020 a 2022. É casado com a Procuradora de Justiça Zulene de Lima Norberto.

A solenidade, na quarta-feira, foi conduzida pelo presidente do TRE-PE, desembargador Cândido Saraiva, na presença do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Ricardo Paes Barreto, da governadora Raquel Lyra, da vice-governadora, Priscila Krause, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Álvaro Porto, e de outras autoridades.
 

Sessão Solene de Posse do Des. Fernando Cerqueira Norberto dos Santos, no cargo de Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral do TRE-PE

Roberto Lyra - Edifício Sede / Ministério Público de Pernambuco

R. Imperador Dom Pedro II, 473 - Santo Antônio CEP 50.010-240 - Recife / PE

CNPJ: 24.417.065/0001-03 / Telefone: (81) 3182-7000