MPPE articula solução para adequações na estrutura de pessoal da Secretaria de Ressocialização; órgão deverá criar cargos e realizar concurso em 2023
MPPE articula solução para adequações na estrutura de pessoal da Secretaria de Ressocialização; órgão deverá criar cargos e realizar concurso em 2023
22/12/2022 - Como resultado da atuação da 27ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público da Capital, as Secretarias Estaduais de Administração (SAD), de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e Executiva de Ressocialização (Seres), em conjunto com a Defensoria Pública do Estado, celebraram na terça-feira (20) termo de ajustamento de conduta (TAC) se comprometendo a adotar uma série de medidas para realização de concurso público no ano de 2023.
A seleção terá como objetivo adequar o quadro funcional da Seres, substituindo contratações julgadas ilegais pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) pela nomeação de servidores efetivos até o mês de maio de 2024. A partir de janeiro de 2023, os órgãos signatários do termo deverão encaminhar ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) relatórios trimestrais informando sobre o cumprimento das cláusulas acordadas.
O promotor de Justiça Hodir de Melo detalhou, no TAC, que o MPPE recebeu, em 2020, ofício do Ministério Público de Contas informando que o TCE julgou irregulares 326 contratações temporárias realizadas pela Seres no ano de 2016.
A partir desse momento, o MPPE se reuniu com os integrantes das Secretarias para discutir medidas voltadas a solucionar essa questão. A SJDH, por um lado, apresentou a necessidade de excluir a figura dos analistas jurídicos administrativos, cujas atribuições estavam em conflito com a atuação dos defensores públicos; já a Seres propôs a criação de quadro administrativo permanente.
Com base nas contribuições trazidas pelos órgãos, o TAC estabelece que a SJDH, a SAD e a Seres vão elaborar um estudo do perfil dos cargos que devem compor o quadro técnico administrativo da Seres. Em até 60 dias, esse estudo deve ser apresentado, delimitando quantos cargos de servidores devem ser criados, bem como sua distribuição em todas as unidades do órgão.
Em seguida, no prazo de 90 dias, a SAD enviará ao Apoio Jurídico-Legislativo do Governo do Estado uma minuta de projeto de lei para a criação dos cargos do quadro da Seres. Até 30 dias após a conclusão do trâmite legislativo para a criação dos cargos, as Secretarias deverão solicitar autorização de realização de concurso público para o preenchimento dos cargos.
Por fim, obtendo a homologação do resultado desse concurso, as Secretarias devem nomear os candidatos aprovados até o mês de maio de 2024. Esses novos servidores vão substituir os contratados temporários, em atendimento à decisão do TCE.
Com relação especificamente aos cargos de analista jurídico da Seres, que conflitam com as atribuições da Defensoria Pública, as Secretarias Estaduais se comprometeram a rescindir os contratos temporários e remanejar o orçamento dessas contratações para a Defensoria Pública de Pernambuco. Esta, por sua vez, vai empregar os recursos para manter cargos em comissão assessoramento dos defensores públicos com atuação perante as unidades prisionais, o Núcleo de Cidadania e Execução Penal e responsáveis pelos presos provisórios.
A Defensoria Pública assumiu o compromisso de enviar à Assembleia Legislativa projeto de lei criando os cargos de assessoramento, que deverão ser nomeados até 30 dias após a publicação da lei.
O TAC foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do MPPE desta quinta-feira (22).
Últimas Notícias
Corrida MPPE em Movimento promove uma manhã de atividade física e solidariedade nas ruas de Caruaru
29/05/2023 - Uma corrida com inúmeros vencedores. Esse foi o resultado final da IV Corrida e Caminhada do Agreste - MPPE em Movimento, realizada na manhã de ontem (28) na cidade de Caruaru. O evento contou com percursos de 4 e 8 quilômetros de corrida e caminhada, com saída e largada na frente da sede das Promotorias de Justiça de Caruaru. No total, foram 448 inscritos.
"É importante essa conscientização em torno da necessidade de uma vida mais saudável, de praticar exercícios. Nos dá uma alegria muito grande voltar a Caruaru para a quarta edição da Corrida MPPE em Movimento, um evento mais que consolidado, nessa época de São João que traz um clima agradável de confraternização para todos", ressaltou o Procurador-Geral de Justiça, Marcos Carvalho.
"É o nosso quarto ano de realização da corrida, um evento que promove a integração de membros e servidores do MPPE e da população em geral para promover qualidade de vida. Estamos muito felizes em ter a presença maciça dos integrantes da nossa Instituição e de grupos de corrida do Agreste", afirmou a Promotora de Justiça Soraya Dutra, idealizadora e coordenadora da Corrida MPPE em Movimento.
A assessora do Núcleo de Apoio à Gestão de Pessoas, Promotora de Justiça Maria Izamar Pontes, lembrou que o evento faz parte do Programa Qualidade de Vida, implementado pela Coordenação Ministerial de Gestão de Pessoas com o objetivo de integrar o público interno e estimular a adoção de um estilo de vida mais saudável. "É um momento de integração da família do Ministério Público", resumiu.
Durante a manhã, os participantes da corrida e seus familiares contaram com uma estrutura com café da manhã, espaço de lazer para crianças e suporte médico, além de apresentações culturais de forró pé-de-serra e de um grupo de bacamarteiros, que deram o sinal de largada para a corrida.
O resultado final da corrida pode ser acessado pelos participantes neste link: https://centralderesultados.com.br/evento/mppeemmovimento2023.
Solidariedade: os inscritos na Corrida e Caminhada MPPE em Movimento também contribuíram com a Associação de Pais e Amigos Especiais de Caruaru (APAE Caruaru). Nesta segunda-feira (29) o MPPE entregou à APAE 734 quilos de alimentos não perecíveis que foram doados pelos inscritos.
Vanessa Fernandes, coordenadora da APAE Caruaru, destacou que a doação vai beneficiar mais de 250 pessoas com deficiência e suas famílias, que são acompanhadas pela entidade.
CAO Educação realiza encontro para discutir questões de educação no Município de Bezerros
29/05/2023 - Dando continuidade ao ciclo de reuniões iniciado pelo Centro de Apoio Operacional (CAO) de Defesa da Educação do Ministério Público de Pernambuco (CAO Educação/MPPE), foi realizada na última terça-feira (23) uma reunião em parceria com diversos órgãos de educação no Município de Bezerros. Na ocasião, foram abordados obstáculos a serem enfrentados e medidas a serem implementadas no cenário da educação no Estado.
"Nessa segunda visita, as principais questões levantadas foram a necessidade de uma articulação em combate à violência nas escolas e a necessidade de atenção dos Conselhos Municipais para o acompanhamento do orçamento voltado para a Educação no próximo ano", ressaltou a Coordenadora do CAO Educação, a Promotora de Justiça Isabela Bandeira.
A reunião contou com apoio de instituições como a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/PE), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-PE), a Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco, o Conselho Estadual de Educação de Pernambuco e a UFRPE. Marcaram presença na reunião os Promotores de Justiça de Bonito, Adriano Camargo, e de Gravatá, Ivan Viegas.
Também foram discutidas as questões de infraestrutura escolar, educação especial na perspectiva inclusiva, violência escolar, Plano Nacional de Educação e a criação dos sistemas próprios de ensino nos municípios, além da estruturação dos Conselhos Municipais de Educação.
O próximo encontro da programação está previsto para o dia 6 de junho, no Município de Nazaré da Mata, com a convocação dos representantes dos órgãos de educação dos municípios que compõem a Gerência Regional de Educação (GRE) Mata Norte. As reuniões estão previstas para acontecer até o mês de novembro, contemplando todo o Estado de Pernambuco.
Após recomendação, Prefeitura remove conteúdos de promoção pessoal do Prefeito e agentes públicos nas publicidades institucionais
29/05/2023 - Em cumprimento à recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o município de Petrolândia removeu dos perfis institucionais da Prefeitura e do Prefeito as publicidades que promoviam a pessoa do chefe do Poder Executivo municipal e outros agentes públicos. A gestão municipal se comprometeu a não publicar conteúdos que configurem enaltecimento pessoal de qualquer agente público.
Conforme a recomendação, a Promotoria de Justiça de Petrolândia identificou que, a pretexto de divulgar as ações desempenhadas pela gestão municipal, as contas oficiais da Prefeitura e do prefeito de Petrolândia estavam publicando conteúdo com citações e elogios pessoais ao gestor municipal, bem como referências em favorecimento de autoridades públicas municipais e estaduais.
O Promotor de Justiça Filipe Venâncio considerou a prática “evidente tentativa de promover a pessoa do Prefeito, especialmente quando se divulga em suas redes sociais atividades provenientes da máquina estatal, utilizando-se os recursos disponíveis ao Município de Petrolândia, com o uso das expressões “Fabiano Fez!” e outras semelhantes.”
A recomendação esclarece que a publicidade de atos governamentais deve ter como princípio a função educativa, informativa ou de orientação social da comunicação institucional, sendo vedada a publicação de conteúdos de enaltecimento individual do administrador público.
O texto ressalta ainda que as propagandas institucionais da Prefeitura são custeadas com recursos públicos e o desvio de finalidade da publicidade institucional descumpre o princípio da impessoalidade e configura dano ao patrimônio público. Além disso, a veiculação de promoção pessoal vinculada à publicidade dos atos governamentais configura ato de improbidade administrativa, conforme a Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº8.429/92).
A recomendação foi publicada na íntegra no Diário Oficial Eletrônico do MPPE do dia 3 de maio de 2023.
Roberto Lyra - Edifício Sede / Ministério Público de Pernambuco
R. Imperador Dom Pedro II, 473 - Santo Antônio CEP 50.010-240 - Recife / PE
CNPJ: 24.417.065/0001-03 / Telefone: (81) 3182-7000