Membros do MPPE recebem honrarias por suas atuações

30/11/2023 - Diversos Promotores e Promotoras de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) receberam homenagens de instituições públicas durante a última semana de novembro de 2023. 

Em sessão solene na terça-feira (28), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) fez a entrega do título de cidadania pernambucana a Daniel Martins, Deluse Florentino, George Pessoa, Hugo Gouveia, Mariana de Barros e Mário de Barros. O reconhecimento deve-se à atuação dos homenageados na promoção da Justiça e na defesa dos direitos humanos no Estado, junto ao MPPE.

“Essa sessão solene só reforça a enorme admiração que nutrimos pelo MPPE, uma das instituições mais importantes e respeitadas pelo povo pernambucano, sobretudo, porque é feita por profissionais como os que a ALEPE homenageia hoje: Promotores que possuem um compromisso constante e inabalável com a promoção da justiça, da democracia, da cidadania e da dignidade em nosso Estado”, disse o Deputado Estadual Eriberto Filho.

s Títulos de Cidadão de Pernambuco aos Promotores de Justiça

“Agradeço ao MPPE por ter me proporcionado conhecer e trabalhar por Pernambuco e à ALEPE por esse título. À generosa terra pernambucana, vou devotar com enlevo meus melhores dias e toda a juventude que ainda me resta”, disse Daniel Martins.

“Que alegria imensa ver esse auditório da ALEPE lotado com tantos sorrisos e olhares queridos. É um dia de agradecimento por esses 30 anos de MPPE. Obrigado, Pernambuco, por me permitir ser promotora nesta terra agraciada do Leão do Norte”, afirmou Deluse Florentino. 

“Fico muito feliz e satisfeito por todo esse prestígio. Pernambuco é um estado que me deu tudo. E esse título de cidadão pernambucano só coroa minha jornada no MPPE”, falou George Pessoa.

“Sempre quis trabalhar pelo bem-estar da população, como promotor de justiça. Cheguei aqui em 2014, após uma temporada no Tocantins e no Piauí. Há um longo caminho pela frente, mas esse título de cidadão pernambucano só materializa o que já tinha em meu coração: amar e viver Pernambuco. Um verdadeiro sentimento de pertencimento a essa terra”, colocou Hugo Gouveia.

“É um momento de muita alegria e gratidão. Agradeço, agora, aos meus conterrâneos pela entrega desse título, que é a mais alta honraria do Estado. Como Promotora do MPPE, já trabalhei do Litoral ao Sertão. E, antes mesmo dessa oficialização, já me sentia pernambucana”, declarou Mariana de Barros.

“Jamais esperei receber essa honraria de hoje. Desde que vim para cá, pernambucano sempre me senti. Recebo essa homenagem em nome de todos os promotores de justiça do MPPE que, assim como eu, embora não tenham nascido aqui, tornaram-se filhos dessa terra”, ressaltou Mário de Barros.

Entre as autoridades, estavam presentes o Subprocurador-Geral em Assuntos Institucionais do MPPE, Renato da Silva; o Corregedor-Geral do MPPE, Paulo Lapenda; a Ouvidora do MPPE, Maria Lizandra de Carvalho; a Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6), Nize Pedroso; os Desembargadores Paulo Augusto de Freitas, Eduardo Guilliod Maranhão e Daisy Pereira, ambos do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE); o Subdefensor-Geral da Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE), Clodoaldo Batista; a Prefeita de Cumaru, Mariana Medeiros; e o Vereador do Recife Eriberto Rafael.

Também na terça-feira, a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação (CAO Educação) do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Promotora de Justiça Isabela Bandeira, foi uma das agraciadas com a Medalha de Mérito Educacional Professor Paulo Freire, concedida pelo Conselho Estadual de Educação Pernambuco (CEE-PE) em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à causa da Educação. A cerimônia ocorreu no Teatro Santa Isabel, no centro do Recife, e contou com a presença de diversas autoridades do Estado, dentre elas a Corregedora-Geral Substituta, Maria Ivana Botelho; a Secretária-Geral do MPPE, Janaína do Sacramento e o Chefe de Gabinete da Procuradoria Geral de Justiça do MPPE, José Paulo Xavier.

PJ Isabela Bandeira recebe Medalha de Mérito Educacional

“A presença do Ministério Público em uma homenagem como essa demonstra que a sociedade reconhece nossa missão institucional”, salientou Isabela Bandeira.

Além da Coordenadora do CAO Educação, 13 personalidades foram agraciadas com a medalha. Entre elas, professores, reitores, integrantes do Tribunal de Contas Estadual de Pernambuco e associações voltadas para a educação. A solenidade comemorou os 60 anos do CEE-PE, que, desde o século passado, outorga a Medalha de Mérito Educacional Professor Paulo Freire a entidades e a pessoas naturais com revelado e reconhecido mérito educacional.

Já na quarta-feira (29) foi a vez da Promotora de Justiça Joana Cavalcanti, que atua em Vitória de Santo Antão há 24 anos, receber a Comenda Mariana Amália, entregue pela Câmara de Vereadores do município, no Clube Abanadores do Leão. 

“Receber a Comenda Mariana Amália é muito gratificante por ela ser uma heroína vitoriense, um exemplo para todas as mulheres, que nos serve de inspiração”, disse Joana Cavalcanti. Mariana Amália de Rego Barreto foi uma jovem, nascida no século 19, que se ofereceu para ir à Guerra do Paraguai, com apenas 19 anos, no Batalhão de Voluntários da Pátria, e atuou como enfermeira.

Entrega da Comenda Maria Amália a promotora de Justiça Joana Cavalcanti

Presentes na ocasião o Chefe de Gabinete da Procuradoria Geral de Justiça do MPPE, José Paulo Xavier, representando o Procurador-Geral de Justiça, Marcos Carvalho; a Secretária-Geral do MPPE, Janaína do Sacramento, a Promotora de Justiça e ex-Coordenadora da 12ª Circunscrição Ministerial, Fernanda Nóbrega, além de servidores da Sede de Promotorias de Justiça de Vitória de Santo Antão. Também marcaram presença o Prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto Leite; o Deputado Estadual Joaquim Lira; o Presidente da Câmara de Vereadores André Saulo dos Santos e outros parlamentares do município, entre outros.
 

Roberto Lyra - Edifício Sede / Ministério Público de Pernambuco

R. Imperador Dom Pedro II, 473 - Santo Antônio CEP 50.010-240 - Recife / PE

CNPJ: 24.417.065/0001-03 / Telefone: (81) 3182-7000