Debate sobre reforma no ensino médio na ALEPE conta com MPPE

04/04/2023 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) se fez presente na audiência pública sobre a reformulação do Novo Ensino Médio (NEM), nesta terça-feira (4), ocorrida na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). A Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação, Isabela Carneiro Leão, compôs a mesa do debate, que foi organizado pela Comissão de Educação da ALEPE.

O evento deveu-se à mobilização e protestos que acontecem em todo o Brasil, pois o novo modelo, que entrou em vigor nas escolas em 2022, alterou profundamente o modelo de aprendizagem adotado pelas escolas públicas e privadas nacionais. São mudanças na grade curricular, carga horária e itinerários formativos. 

A proposta é bastante criticada principalmente por estudantes, que apontam a retirada do currículo de matérias importantes para o aprendizado, assim como falta de estrutura nas escolas, formação inadequada de professores e diminuição da carga horária de disciplinas tradicionais. Eles exigem a revogação do NEM. Por causa da celeuma, o Ministério da Educação decidiu abrir uma consulta pública para discutir a implementação do Novo Ensino Médio.

“É de fundamental importância abrirem-se canais de diálogo e convidar a sociedade para o debate, como a ALEPE fez. As pessoas realmente interessadas, como estudantes e professores, precisam ter voz ativa nas decisões”, comentou Isabela Carneiro Leão. “Cabe ao Ministério Público fiscalizar o processo de execução de implementação do Ensino Médio, assim como participar das discussões para enriquecimento das reflexões junto à comunidade acadêmica e os integrantes das redes de ensino pública e privada”, complementou ela.

O Deputado Estadual Waldemar Borges, presidente da Comissão de Educação da ALEPE, alegou que o objetivo foi aprofundar as discussões sobre o NEM e saber as opiniões favoráveis e contrárias. “A pluralidade faz parte do processo de ensino e nos dispomos a ouvir entidades da sociedade civil, a comunidade escolar, os profissionais do magistério, as equipes técnicas dos sistemas de ensino, os estudantes, os pesquisadores e os especialistas do campo da educação para levarmos o que foi discutido na audiência pública para o Ministério da Educação”, afirmou ele.

A Senadora Teresa Leitão lembrou que o pensamento pedagógico abraça a pluralidade e que é salutar haver escuta, mas lembrou que quem está nas escolas diariamente, como professores e estudantes, devem ser protagonistas do debate. “A educação é sobre ensinar o aluno a ler as letras e o mundo, não somente treiná-lo tecnicamente sem fazê-lo refletir e ampliar-lhe o conhecimento”, pontuou. 

A representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Valéria Silva, ressaltou que educar é fazer do estudante um cidadão que compreenda a vida, com possibilidades de alterar a própria realidade, a da família e da sociedade. “É necessário dar-lhe acesso ao mundo do ‘ser’ e não o do ‘ter’, usando disciplinas que tragam informações e reflexões para isso”, defendeu ela.

Já o Vice-Presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes-PE), Inaldo Lucas, trouxe queixas da classe estudantil que cursa o ensino médio na rede pública como falta de climatização nas escolas, o que causa desconforto pelo calor; manutenção precária dos prédios; baixa qualidade dos equipamentos de informática e provedores de internet; carência de acompanhamento psicológico para estudantes; entre outros pontos. 

Segundo Inaldo Lucas, “matérias importantes foram retiradas e outras de pouca importância acrescentadas, o que prejudica a preparação dos estudantes da rede pública para o ingresso nas universidades. Os estudantes têm que ter maior voz nos debates”, disse ele.

A Secretária Estadual de Educação e Esportes, Ivaneide Dantas, comentou o nível de complexidade do assunto: “É preciso um diálogo aberto e franco. Analisar a situação atual do Ensino Médio, que não é mais a realidade de antes, e encontrar onde pode haver adaptação da nova proposta de ensino”.

A Deputada Estadual Rosa Amorim definiu o debate como decisivo para o futuro do Brasil: “Trata-se do direcionamento da formação dos filhos e filhas da classe trabalhadora, pois mexe essencialmente com a rede pública. Precisam ser ministradas disciplinas que coloquem os estudantes nos espaços universitários, garantindo a eles educação pública gratuita e de qualidade”.      

Também houve presença de entidades como Secretaria Executiva do Ministério da Educação, Fórum Estadual de Educação e presidente da Fundaj, Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (SINEPE), Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE), Associação de Pais de Alunos das Escolas Pública e Privada de Pernambuco (ASPAPE), Conselho Estadual de Educação (CEE), União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (UNDIME) e União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES-PE).

MPPE participa da audiência pública na Alepe sobre Reforma do Ensino Médio

Últimas Notícias


AVALIAÇÃO
Planejamento estratégico leva MPPE a avançar em resultados e impacto social
Fotografia dos participantes da reunião sentados em volta da mesa de discussões
O foco central foi o monitoramento de metas, o planejamento de novas ações e o alinhamento com as diretrizes nacionais do Ministério Público

 

15/06/2026 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) concluiu que houve um fortalecimento de sua atuação institucional durante a 6ª Reunião de Avaliação da Estratégia (RAE), ocorrida na sexta-feira (12). O encontro, promovido pelo Comitê de Gestão Estratégica, no Salão dos Órgãos Colegiados, teve como foco central o monitoramento de metas, o planejamento de novas ações e o alinhamento com as diretrizes nacionais do Ministério Público. Sob o ciclo 2024-2029, a instituição reforça sua missão de promover justiça e defender a cidadania com base em evidências e resolutividade.

Um dos grandes destaques da reunião foi a apresentação dos resultados obtidos após uma força-tarefa coordenada para o monitoramento dos Planos de Atuação de Promotorias de Justiça (PAPJs) do biênio 2024-2025. Inicialmente, o encerramento do prazo regular em março de 2026 registrava 34,7% de adesão, com 59 formulários coletados. Assim, a instituição estendeu o prazo até 1º de junho de 2026 e realizou contatos diretos. Com a mobilização, houve um salto expressivo para 150 respostas, atingindo uma cobertura de 88,2% e restando apenas 20 pendências.

Quanto às adesões ao PAPJ para o ano de 2026, a estratégia de prorrogação e engajamento também se provou acertada. No prazo original, limitado a uma única janela de adesão, foram registradas 145 manifestações. Com a extensão do calendário, o número subiu para 178 adesões, representando um acréscimo de 22,8% e cobrando 36,7% das Promotorias de Justiça do Estado. O MPPE ainda projeta angariar cerca de 120 adesões por meio de novas ações estruturadas.

A avaliação parcial do Radar Estratégico (Ano-Base 2025) apontou uma pontuação final de 72%. Ao todo, das 31 ações estratégicas monitoradas (16 finalísticas e 15 estruturantes), 20 já apresentam resultados definitivos e 4 contam com resultados preliminares. Em paralelo, as Reuniões de Acompanhamento Parcial de Projetos (RAPs) evidenciaram entregas robustas dos Centros de Apoio Operacional (CAOs) e núcleos especializados.

Entre as principais entregas finalísticas, o CAO Consumidor destacou o hotsite e a ferramenta de Business Intelligence (BI) do projeto "Todos com Água de Primeira", além do monitoramento de hortifrutigranjeiros. Na área ambiental, o projeto "Tempo de Cuidar" do CAO Meio Ambiente estruturou o Núcleo de Mudanças Climáticas e Desastres Socioambientais (Nupema), qualificando a resposta técnica às emergências. O Núcleo da Pessoa Idosa (NPI) oficializou o Termo de Encerramento (TEP) do bem-sucedido projeto "60+ em Ação", que elevou para 100 o número de municípios com Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa regularizados em 2025, e abriu espaço para a nova iniciativa "Cuidar é Coletivo". 

Reunião de Avaliação da Estratégia - RAE.

O portfólio institucional, que já soma 50 projetos estratégicos com novas frentes como "MP nas comunidades tradicionais", incluiu ainda ações do CAO Defesa Social focadas no Índice de Governança e Gestão em Segurança Pública (IGGSeg 2025), medidas integradas de proteção social via projeto "MP SUAS", a expansão do "Ciranda Lilás" pelo Núcleo de Apoio à Mulher, e avanços na educação e infância com o "EJA Já" e "Conecta a Rede".

Por fim, visando otimizar esforços e manter o alinhamento com o plano nacional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o MPPE resolveu adiar a revisão dos programas e ações locais do triênio 2027-2029. A proposta aprovada condiciona o início desses trabalhos à conclusão da revisão do Plano Estratégico Nacional (PEN), estipulando março de 2027 como o prazo limite para a atualização institucional.

INFRAESTRUTURA
Em Santo Amaro, MPPE inaugura novo Centro Administrativo onde reúne setores estratégicos
Imagem do novo centro administrativo do MPPE
O centro reunirá, em um único endereço, setores antes dispersos em diferentes imóveis alugados pela instituição

 

15/06/2026 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) inaugura, na próxima quarta-feira (17), o seu novo Centro Administrativo, localizado na Rua Treze de Maio, nº 207, no bairro de Santo Amaro, no Recife. A cerimônia, presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, José Paulo Xavier, marca a primeira etapa do novo Complexo Administrativo da instituição e representa um avanço concreto no processo de modernização da gestão do MPPE.

O edifício ocupa um terreno de rica memória urbana. O espaço abrigou, no início do século XX, o Forno de Incineração do Pombal (1908) e, a partir dos anos 1950, as instalações da Companhia de Transportes Urbanos do Recife (CTU), incluindo galpões de oficina e garagem de ônibus elétricos. Mais recentemente, o local funcionava como depósito de veículos abandonados sob posse da Polícia Militar.

Por meio da técnica de retrofit, o projeto arquitetônico resgatou essa identidade industrial, preservando a estrutura metálica original e integrando-a às exigências de um centro administrativo contemporâneo de alto padrão.

Com mais de 6.230 m² de área construída - foi feito um acréscimo de 1.646 m² em relação à estrutura anterior - o centro reunirá, em um único endereço, setores antes dispersos em diferentes imóveis alugados pela instituição. Administração, Logística, Infraestrutura, Apoio Técnico, Comunicação, Arquivo Histórico, Tecnologia da Informação e Transportes passarão a funcionar de forma integrada, eliminando o trânsito interpredial e gerando economia direta nos gastos com locações e deslocamentos.

A setorização foi planejada por pavimento. O térreo concentra recepção, refeitórios, oficinas e setores como a Coordenadoria Ministerial de Administração (CMAD), a Divisão Ministerial de Arquivo Histórico (DIMAH), a Divisão Ministerial de Transportes (DIMTR) e o Departamento de Patrimônio e Materiais (DEMPAM). O primeiro andar abriga a Assessoria Ministerial de Comunicação Social (AMCS), o Departamento de Atendimento ao Usuário (DEMAU), a Gerência Ministerial de Apoio Técnico (GEMAT) e a Gerência Ministerial de Infraestrutura (GEMI). 

O segundo pavimento é dedicado ao Núcleo de Apoio à Tecnologia e Inovação (NTI) e à Coordenadoria Ministerial de Tecnologia da Informação (CMTI). No terceiro andar ficam o Departamento Ministerial de Infraestrutura em Tecnologia da Informação e Comunicação (DEMITIC) e a Divisão Ministerial de Conservação e Serviços (DIMCS). Já no quarto está o Departamento Ministerial de Soluções em Tecnologia da Informação (DEMSTI). 

SUSTENTABILIDADE - O prédio conta ainda com quase 80 vagas de estacionamento provisório, vestiários com chuveiros para ciclistas, refeitórios e infraestrutura para painéis fotovoltaicos, luminárias LED e reservatório de retardo de águas pluviais, que são medidas que reforçam o compromisso da instituição com a sustentabilidade ambiental e a mobilidade urbana consciente. 

Como diferencial, o projeto do novo prédio manteve as instalações todas aparentes não apenas por estética, mas por uma arquitetura inteligente, que reduz custos de manutenção a longo prazo e preserva a integridade da estrutura histórica, ainda garantindo a flexibilização dos ambientes. Essa escolha está em consonância com a dinâmica do próprio MPPE, permitindo adaptações rápidas às mudanças e evoluções que são inerentes ao serviço público.

A segunda fase do Complexo já está em andamento, com previsão de construção de nova torre e passarela de interligação entre os dois volumes arquitetônicos.

15 DE JUNHO
MPPE reforça que internação forçada em ILPIs e clínicas de tratamento de pessoa idosa é crime. Denuncie
Imagem de senhora idosa
A denúncia é um ato de proteção e pode ser feita de forma sigilosa através dos canais da Ouvidoria do MPPE

 

15/06/2026 - A internação forçada de pessoa idosa em instituições de Longa Permanência (ILPIs) e clínicas de tratamento é violência. Neste dia 15 de junho, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) destaca o Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, reforçando que o cuidado é um dever compartilhado.

Faça valer o direito à liberdade da pessoa idosa. Se você suspeita que uma pessoa idosa foi internada contra a vontade, procure o MPPE. A denúncia é um ato de proteção e pode ser feita de forma sigilosa através dos canais da Ouvidoria do MPPE: 

- WhatsApp: (81) 99679 0221

- Site: www.mppe.mp.br

- Disque MPPE: 127 (das 8h às 14h, em dias úteis)

- WhatsApp − Libras: (81) 99316 2600 ou

- bit.ly/ouvidoriamppe-libras

- Ou procure a Promotoria de Justiça da sua cidade.

Roberto Lyra - Edifício Sede / Ministério Público de Pernambuco

R. Imperador Dom Pedro II, 473 - Santo Antônio CEP 50.010-240 - Recife / PE

CNPJ: 24.417.065/0001-03 / Telefone: (81) 3182-7000