GESTÃO PÚBLICA

Chefe do MPPE recomenda a prefeitos e vereadores, em evento do TCE, controle das contas públicas para melhor atendimento ao cidadão

Fotografia do PGJ discursando em púlpito
José Paulo Xavier afirmou que é possível ter uma administração pública equilibrada, com mais recursos para aplicação em ações de importância para a sociedade



19/03/2025 - “A transformação na vida do cidadão passa pela melhoria das condições de acesso à saúde, educação e assistência social, por práticas sustentáveis de preservação do meio ambiente, dentre outras ações. Para alcançá-la, gestores municipais precisam estar atentos a três aspectos primordiais: estruturação das controladorias internas para melhor racionalização das despesas, combate ao déficit previdenciário e ao eventual uso excessivo de contratos temporários, em detrimento do fortalecimento dos regimes próprios das previdências municipais”. O conselho é do Procurador-Geral de Justiça de Pernambuco, José Paulo Xavier, dirigido a prefeitos, vereadores e secretários municipais. Ele fez a recomendação na manhã da última terça-feira (18), na abertura do VI Seminário de Novos Gestores, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE). O evento, que se realiza no Centro de Convenções de Pernambuco até o dia 26, tem como tema “Transformando a vida do cidadão”.

Para uma plateia de aproximadamente 800 gestores, o chefe do Ministério Público de Pernambuco afirmou que, ao cuidar desses aspectos que interferem na dívida pública, é possível ter uma administração pública equilibrada, com mais recursos para aplicação em ações de importância para a sociedade. “É fundamental olhar para os regimes próprios de previdência, pois temos em Pernambuco diversos municípios com gestão deficitária, o que comprometerá, no futuro, as receitas dos municípios voltadas a políticas públicas, caso nada seja feito”, afirmou.

Sobre os contratados temporários, alertou que a contribuição não se destina aos regimes próprios dos municípios, mas sim ao INSS. “Isso acaba por afetar também as políticas públicas, sem falar na possível ilegalidade de alguns contratos pela natureza dos serviços desempenhados. Recente iniciativa do TCE de divulgar, em fevereiro de 2025, os quantitativos de contratos temporários através de painel na internet, ajuda tanto os gestores, quanto a sociedade a enfrentar a problemática”, observou.

José Paulo Xavier justificou a importância ampla do controle interno. “Auxilia os gestores para uma melhor administração dos recursos públicos e a eficiência das ações. Essa temática tem sido objeto de atuação também dos Tribunais de Contas dos Estados e encontra-se no planejamento estratégico nacional dos Ministérios Públicos do Brasil, divulgado no site do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP)”, disse o Procurador-Geral de Justiça. Recomendou aos gestores que procurem promotoras e promotores de Justiça em seus municípios (representantes do MPPE), pois “estarão prontos ao diálogo e orientação de boas práticas à promoção do bem comum e dentro dos permissivos legais, criando fluxos de comunicação e melhor resolutividade das demandas”. 

Últimas Notícias


ARCOVERDE
MPPE recomenda o fim da poluição sonora em bares e restaurantes
Ilustração de caixas de som iluminadas
MPPE alerta para a obrigatoriedade de respeitar os limites de níveis sonoros permitidos

 

28/03/2025 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu recomendação à Prefeitura de Arcoverde, aos bares e restaurantes, aos órgãos de segurança pública e à Associação Comercial e Empresarial da cidade, orientando-os a empregar medidas para impedir a prática da poluição sonora. A instituição alerta, sobretudo, para a obrigatoriedade de respeitar os limites de níveis sonoros permitidos, de 50 decibéis no período noturno e 65 decibéis no período diurno para áreas comerciais, e de 75 decibéis em período diurno e 60 em período noturno para as outras áreas.

Aos proprietários de bares e restaurantes, os Promotores de Justiça Edson de Miranda Cunha Filho e Joana Turton Lopes,  recomendaram regularizar seus alvarás de funcionamento junto à Prefeitura dentro do prazo máximo de 30 dias e não emitir som com intensidade além da permitida, sobretudo durante apresentações musicais.

Além disso, os estabelecimentos não devem permitir a emissão sonora originada por aparelhos de som nos veículos dos clientes. Para chegar a esse resultado, o MPPE recomendou a afixação de placas comunicando o impedimento da prática, bem como acionar a autoridade policial sempre que os clientes desobedecerem regras. Por fim, devem informar à Polícia Militar, com antecedência de sete dias, os eventos promovidos em cada local.

Em relação às autoridades de segurança, as 4ª e 5ª Promotorias de Justiça de Arcoverde recomendaram  à Polícia Militar de Pernambuco e ao Corpo de Bombeiros Militar fiscalizar, com a utilização de decibelímetro para aferição dos níveis de ruídos, os estabelecimentos e apreender os veículos ou seus aparelhos sonoros caso os proprietários estejam desobedecendo os limites dos níveis sonoros permitidos.

A Polícia Civil, por sua vez, deve lavrar termo circunstanciado de ocorrência de contravenção penal ou auto de prisão em flagrante, conforme o caso, dos proprietários de bares e restaurantes, além dos donos de veículos que estejam descumprindo os limites sonoros exigidos pela legislação.
Já a Prefeitura de Arcoverde deverá fiscalizar os estabelecimentos, a fim de conferir a existência de alvará de funcionamento, bem como passar as informações necessárias para a sua obtenção e para a concessão de licenciamento ambiental. Entretanto, caso haja descumprimento recorrente das regras, o alvará deve ser suspenso.

O Poder Executivo também precisa acompanhar as autoridades de segurança durante as fiscalizações com utilização de decibelímetro, para medição dos níveis de ruídos e, caso necessário, impor cobrança de multa administrativa. Por fim, o município tem de atender prontamente às solicitações das Polícias Civil e Militar, dos comerciantes e de qualquer cidadão sobre casos de poluição sonora, a fim de emitir auto de infração.

Por último, cabe a Associação Comercial e Empresarial de Arcoverde a divulgação da necessidade de adequar os estabelecimentos às regras da recomendação, devendo adverti-los que a prática da poluição sonora ou de perturbação de sossego sujeitará o infrator à apreensão do equipamento de som e a aplicação das sanções penais e administrativas legalmente previstas.

O texto completo da recomendação se encontra no Diário Oficial Eletrônico do dia 14 de fevereiro.
 

AÇÃO CIVIL
Prefeitura de Lagoa Grande suspende concurso público após a intervenção do MPPE
Fotografia de mão segurando caneta e preenchendo prova
A ACP tinha o objetivo de anular a primeira fase (prova objetiva) do certame, realizado em 25 de agosto de 2024

 

28/03/2025 - O ajuizamento de uma Ação Civil Pública (ACP) feita pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através da Promotoria de Justiça de Lagoa Grande, levou a Prefeitura Municipal a suspender, temporariamente, o andamento do concurso público, até a finalização dos trabalhos de Comissão Administrativa criada para apurar as irregularidades apontadas na ação judicial. 

A ACP tinha o objetivo de anular a primeira fase (prova objetiva) do certame, realizado em 25 de agosto de 2024, com a consequente suspensão das fases subsequentes do concurso público.

De acordo com o Promotor de Justiça de Lagoa Grande, Filipe Regueira, o MPPE adotou a medida logo após a identificação de irregularidades cometidas por parte da empresa responsável pela organização do concurso público - o Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB), no edital do certame. 

Segundo o decreto municipal nº 016, de 14 de março de 2025, assinado pela prefeita Ana Catharina Garziera Moreno, foi criada a comissão de averiguação do concurso público nº 001/2024, que terá 90 dias, prorrogáveis por igual período, para a apuração de irregularidades no certame.

Ao final dos trabalhos, deverão ser apresentados documentos e relatórios para dirimir todas as nuances de responsabilidades apontadas pelo MPPE, inclusive as decisões necessárias.

"O objetivo da nossa atuação neste caso é garantir a máxima transparência e lisura do certame, em benefício de toda a coletividade. Reconhecemos que a postura diligente e responsável da gestão municipal, voltada a apurar e esclarecer, de forma clara e objetiva, todas as irregularidades apontadas pelos candidatos, vem ao encontro destes objetivos", declarou o Promotor de Justiça Filipe Regueira.
 

INFÂNCIA E JUVENTUDE
CAO IJ emite orientações para membros sobre cadastramento e acompanhamento de processos no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento
Fotografia de mãos entrelaçando bonecos de papel que representam uma família
O documento traz explicações sobre o cadastramento no sistema e o acompanhamento de etapas


28/03/2029 - O Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude (CAO IJ) expediu uma Orientação Técnica para que Promotoras e Promotores de Justiça sabiam como fiscalizar a situação das crianças e adolescentes sob acolhimento (familiar ou institucional) e/ou em processo de adoção, através do cadastramento e acompanhamento dos registros no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA).

O documento traz explicações sobre o cadastramento no sistema e o acompanhamento de etapas como a expedição da guia de acolhimento/desligamento, observância dos prazos de reavaliação, consolidação dos dados das crianças e adolescentes e de pessoas habilitadas, integração com os cadastros municipais, estaduais e nacionais, ações de vinculação, e efetivação da ordem de chamamento de habilitados(as) à adoção, entre outras. 

A orientação ressalta ainda diretrizes da Resolução nº 293/2024 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que dispôs sobre a atuação dos membros do Ministério Público na defesa do direito fundamental à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em serviços de acolhimento, frisando que membros e membras devem fiscalizar, em caráter permanente, as movimentações no SNA.

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