LIVRE NOMEAÇÃO

CAO Patrimônio Público apresenta painel que reúne informações sobre cargos em comissão nos governos estadual e municipais

Painel foi apresentado na última sexta-feira (26), a mais de 30 Promotores e Procuradores de Justiça do MPPE, em reunião virtual promovida pelo CAO Patrimônio Público.

02/05/2024 - Os membros do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) com atuação na defesa do Patrimônio Público contam com uma nova ferramenta para potencializar o trabalho de fiscalização das gestões públicas: o programa Livre Nomeação, idealizado pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público (CAO Patrimônio Público).

A grande novidade do Livre Nomeação foi a criação de um painel BI que reúne, em uma interface simples e acessível, os dados disponibilizados pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) sobre cargos comissionados.

O painel foi apresentado na última sexta-feira (26), a mais de 30 Promotores e Procuradores de Justiça do MPPE, em reunião virtual promovida pelo CAO Patrimônio Público.

De acordo com o coordenador do CAO, Promotor de Justiça Hodir Melo, o controle dos quadros funcionais dos Poderes Executivo e Legislativo dos municípios é uma atividade que exige dedicação permanente dos membros do MPPE.

"Com esse painel estruturado, vamos ter mais facilidade para identificar cargos em comissão irregulares, desrespeito à proporcionalidade entre servidores comissionados e efetivos, além de práticas como rachadinhas e servidores fantasmas. Teremos um argumento tangível para cobrar dos gestores públicos uma resolução dos problemas", detalhou.

Durante a apresentação, o analista ministerial Assis Clemente, da Coordenadoria Ministerial de Tecnologia da Informação, apresentou a interface do painel e suas funcionalidades.

"Essa é a primeira versão, que foi elaborada ouvindo alguns membros da área do Patrimônio Público. Estamos trabalhando para agregar outras informações e indicadores", ressaltou.

Para concluir a reunião, o CAO Patrimônio Público alertou os Promotores e Procuradores de Justiça que o projeto Livre Nomeação também disponibiliza, por meio do Google Drive do CAO, modelos de portarias, recomendações, termos de ajustamento de conduta relacionados ao tema.

Últimas Notícias


CORREIÇÃO
Visita a unidades do MPPE começa na próxima semana
Os membros auxiliares da Corregedoria Nacional produzirão relatórios sobre as unidades analisadas.

16/05/2024 - A Corregedoria Nacional do Ministério Público chega a Pernambuco na próxima segunda-feira (20/05) para iniciar a visita a promotorias e outras representações do Ministério Público Estadual (MPPE). O objetivo é realizar a correição ordinária com foco na promoção de direitos fundamentais. Às 10h30 da terça-feira (21/05) será realizada a solenidade de abertura dos trabalhos, no auditório da seccional pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), com a presença do Corregedor Nacional,  Ângelo Fabiano Farias da Costa, do Procurador-Geral de Justiça de Pernambuco, Marcos Carvalho, e do Corregedor-Geral do MPPE, Paulo Lapenda. A cerimônia acontecerá na OAB porque o Centro Cultural Rossini Alves Couto encontra-se em reforma. Estão convidados membros e servidores do MPPE, assim como autoridades locais.

O trabalho de correição será desenvolvido nas dependências do Ministério Público. A Corregedoria deve visitar representações do MPPE em 101 unidades no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu e São Lourenço da Mata, na região metropolitana. De forma on-line, serão ouvidas equipes de 36 unidades do MPPE em Vitória de Santo Antão, Santa Cruz do Capibaribe, Ipojuca, Caruaru e Petrolina. Núcleos, grupos e centros de apoio da instituição também devem ser avaliados pela Corregedoria Nacional.

Na correição serão avaliados os serviços prestados pelo MPPE na defesa da mulher em situação de violência doméstica e familiar, prevenção e enfrentamento à discriminação de raça e diversidade e à violência contra a população LGBTQIAPN+. Também serão observados os atendimentos quanto aos direitos das pessoas com deficiência, combate às organizações criminosas, garantia da proteção de dados pessoais de cidadãos, defesa da infância e juventude (inclusive, família), como também da educação infantil, entre outros.

Os membros auxiliares da Corregedoria Nacional produzirão relatórios sobre as unidades analisadas. Um documento final, com todas as informações colhidas, será submetido à apreciação do plenário do CNMP.

MPEduc
MPPE e MPF vistoriam oito escolas municipais em Machados e São Vicente Férrer
O objetivo foi conhecer a estrutura e o funcionamento das unidades de ensino dos dois municípios, que foram contemplados com o Projeto MPEduc.

16/05/2024 - Promotores de Justiça e técnicos do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), com apoio do CAO Educação, e o Ministério Público Federal (MPF) fizeram na última quarta-feira (15) visitas e vistorias em oito escolas situadas nas áreas urbana e rural de Machados (Agreste Setentrional) e São Vicente Férrer (Zona da Mata Norte). O objetivo foi conhecer a estrutura e o funcionamento das unidades de ensino dos dois municípios, que foram contemplados com o Projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc).

O MPEduc é uma iniciativa de âmbito nacional do MPF. De acordo com a Procuradora de Justiça do MPF, Natália Soares, o projeto foi interrompido durante o período da pandemia da covid 19. Agora foi retomado e reformulado com um projeto piloto, que vai contemplar 27 municípios, de até 100 mil habitantes, de todos os Estados do Brasil. Será aplicado em três etapas: diagnóstico das condições do serviço de educação na rede pública de ensino básico, apresentação de medidas corretivas aos gestores públicos e prestação de contas à sociedade das providências adotadas e dos resultados obtidos. 

Segundo ela, a intenção "é colocar a educação no centro dos debates", a partir da fiscalização da execução de políticas públicas nessa área, da verificação da existência e funcionamento dos conselhos municipais de educação e de esclarecimento aos cidadãos sobre o direito dos seus filhos a uma educação de qualidade. O MPF, em parceria com os Ministérios Públicos estaduais, trabalharão em conjunto no acompanhamento da aplicação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), sobre programas de escola em tempo integral, conectividade e formação de profissionais da educação, além de gestão e transporte escolar.

DIFERENÇAS - A escolha dos dois municípios pernambucanos ocorreu em virtude das diferenças entre eles, apresentadas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Apesar de estarem muitos próximos um do outro, com atividades econômicas semelhantes, quantitativo populacional e PIB aproximados, têm trajetórias educacionais diferentes: enquanto Machados apresenta um Ideb acima da média nacional, São Vicente Férrer tem um índice abaixo da média nacional. De acordo com a Promotora de Justiça do MPPE e Coordenadora do CAO Educação, Isabela Bandeira, a realização do MPEduc nessas duas cidades vai permitir que o MPF e o MPPE possam conhecer e entender o que motiva essa diferença, se é uma questão de gestão ou de aplicação dos recursos, por exemplo.

Na manhã da quarta-feira (15), foram vistoriadas as escolas municipais Major João Marques de Oliveira, Maria de Albuquerque Pimentel, João Barbosa de Lucena (Zona urbana) e a Intermediária Irmã Gabrielle Andasch (Zona rural), em Machados. À tarde, as equipes do MPPE e MPF estiveram nas escolas André Cesário de Albuquerque, Doutor Manoel Borba, José Nilo (Zona urbana) e Pio Guerra (escolhida para implantação da escola de tempo integral - ETI, na Zona rural), em São Vicente Férrer. Os Promotores de Justiça dos dois municípios, Rodrigo Amorim da Silva Santos (Machados) e Helmer Rodrigues Alves (São Vicente Férrer) acompanharam as visitas.

De acordo com a Coordenadora do CAO Educação, Promotora de Justiça Isabela Bandeira, as visitas fizeram parte da primeira etapa do projeto, que foi traçar o diagnóstico das condições do serviço do ensino básico na rede pública. As equipes do MPPE e MPF foram em busca de informações relacionadas à alimentação escolar (existência de cardápio e o seu cumprimento diário, disponibilidade de cozinha e refeitório; acompanhamento de uma nutricionista, se alimentação oferecida é suficiente e adequada, se utiliza 30% dos recursos do PNAE para aquisição de gêneros diretamente da agricultura familiar), infraestrutura (existência de biblioteca, laboratório de informática e acesso a internet para os estudantes;  quadra poliesportiva em boas condições de uso, mobiliário, equipamentos e materiais suficientes para atender as atividades escolares, fornecimento de água potável, condições de manutenção, conservação e limpeza) e inclusão (estrutura para atendimento e acolhimento de estudantes com deficiência, apoio escolar/acompanhante especializado e formação dos profissionais entre outros). 

Nesse primeiro momento, inclui ainda, uma escuta pública que ocorrerá no próximo dia 22: pela manhã, no pátio coberto da Escola Municipal Major João Marques de Oliveira (Avenida Governador Paulo Guerra, s/nº - Centro), em Machados. À tarde, no auditório da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Coronel João Francisco (Rua Alcedo Marrocos, s/nº - Centro), em São Vicente Férrer.

Ministério Público Pela Educação

FERREIROS
MPPE recomenda regulamentação da frota de veículos a serviço da Câmara dos Vereadores
Presidente da Câmara também deverá adotar as providências necessárias para que os veículos passem a portar identificação oficial como veículos do Poder Legislativo.

16/05/2024 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça local, recomendou ao presidente do Poder Legislativo de Ferreiros que implementasse, no prazo de 30 dias, medidas de controle da frota de veículos vinculados à Câmara de Vereadores, sejam eles próprios, locados ou em comodato.

Ainda conforme a recomendação, o Presidente da Câmara Municipal de Ferreiros, Gilcelio Oliveira Pontes, deverá adotar as providências necessárias para que os veículos vinculados à Câmara de Vereadores passem a portar identificação oficial como veículos do Poder Legislativo, com adesivação nas laterais e na parte traseira.

Por fim, deverá ser implantado um sistema de controle da utilização de todos os veículos vinculados à Câmara de Vereadores de Ferreiros, com dia, horário, trajeto, finalidade, abastecimento, condutor e passageiros dos mesmos, devendo ser dada ampla publicidade.

A recomendação, de autoria da Promotora de Justiça Crisley Patrick Tostes, foi publicada na íntegra no Diário Oficial Eletrônico (DOE) do MPPE do dia 02 de maio de 2024.

Roberto Lyra - Edifício Sede / Ministério Público de Pernambuco

R. Imperador Dom Pedro II, 473 - Santo Antônio CEP 50.010-240 - Recife / PE

CNPJ: 24.417.065/0001-03 / Telefone: (81) 3182-7000