Debate sobre reforma no ensino médio na ALEPE conta com MPPE

04/04/2023 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) se fez presente na audiência pública sobre a reformulação do Novo Ensino Médio (NEM), nesta terça-feira (4), ocorrida na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). A Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação, Isabela Carneiro Leão, compôs a mesa do debate, que foi organizado pela Comissão de Educação da ALEPE.

O evento deveu-se à mobilização e protestos que acontecem em todo o Brasil, pois o novo modelo, que entrou em vigor nas escolas em 2022, alterou profundamente o modelo de aprendizagem adotado pelas escolas públicas e privadas nacionais. São mudanças na grade curricular, carga horária e itinerários formativos. 

A proposta é bastante criticada principalmente por estudantes, que apontam a retirada do currículo de matérias importantes para o aprendizado, assim como falta de estrutura nas escolas, formação inadequada de professores e diminuição da carga horária de disciplinas tradicionais. Eles exigem a revogação do NEM. Por causa da celeuma, o Ministério da Educação decidiu abrir uma consulta pública para discutir a implementação do Novo Ensino Médio.

“É de fundamental importância abrirem-se canais de diálogo e convidar a sociedade para o debate, como a ALEPE fez. As pessoas realmente interessadas, como estudantes e professores, precisam ter voz ativa nas decisões”, comentou Isabela Carneiro Leão. “Cabe ao Ministério Público fiscalizar o processo de execução de implementação do Ensino Médio, assim como participar das discussões para enriquecimento das reflexões junto à comunidade acadêmica e os integrantes das redes de ensino pública e privada”, complementou ela.

O Deputado Estadual Waldemar Borges, presidente da Comissão de Educação da ALEPE, alegou que o objetivo foi aprofundar as discussões sobre o NEM e saber as opiniões favoráveis e contrárias. “A pluralidade faz parte do processo de ensino e nos dispomos a ouvir entidades da sociedade civil, a comunidade escolar, os profissionais do magistério, as equipes técnicas dos sistemas de ensino, os estudantes, os pesquisadores e os especialistas do campo da educação para levarmos o que foi discutido na audiência pública para o Ministério da Educação”, afirmou ele.

A Senadora Teresa Leitão lembrou que o pensamento pedagógico abraça a pluralidade e que é salutar haver escuta, mas lembrou que quem está nas escolas diariamente, como professores e estudantes, devem ser protagonistas do debate. “A educação é sobre ensinar o aluno a ler as letras e o mundo, não somente treiná-lo tecnicamente sem fazê-lo refletir e ampliar-lhe o conhecimento”, pontuou. 

A representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Valéria Silva, ressaltou que educar é fazer do estudante um cidadão que compreenda a vida, com possibilidades de alterar a própria realidade, a da família e da sociedade. “É necessário dar-lhe acesso ao mundo do ‘ser’ e não o do ‘ter’, usando disciplinas que tragam informações e reflexões para isso”, defendeu ela.

Já o Vice-Presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes-PE), Inaldo Lucas, trouxe queixas da classe estudantil que cursa o ensino médio na rede pública como falta de climatização nas escolas, o que causa desconforto pelo calor; manutenção precária dos prédios; baixa qualidade dos equipamentos de informática e provedores de internet; carência de acompanhamento psicológico para estudantes; entre outros pontos. 

Segundo Inaldo Lucas, “matérias importantes foram retiradas e outras de pouca importância acrescentadas, o que prejudica a preparação dos estudantes da rede pública para o ingresso nas universidades. Os estudantes têm que ter maior voz nos debates”, disse ele.

A Secretária Estadual de Educação e Esportes, Ivaneide Dantas, comentou o nível de complexidade do assunto: “É preciso um diálogo aberto e franco. Analisar a situação atual do Ensino Médio, que não é mais a realidade de antes, e encontrar onde pode haver adaptação da nova proposta de ensino”.

A Deputada Estadual Rosa Amorim definiu o debate como decisivo para o futuro do Brasil: “Trata-se do direcionamento da formação dos filhos e filhas da classe trabalhadora, pois mexe essencialmente com a rede pública. Precisam ser ministradas disciplinas que coloquem os estudantes nos espaços universitários, garantindo a eles educação pública gratuita e de qualidade”.      

Também houve presença de entidades como Secretaria Executiva do Ministério da Educação, Fórum Estadual de Educação e presidente da Fundaj, Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (SINEPE), Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE), Associação de Pais de Alunos das Escolas Pública e Privada de Pernambuco (ASPAPE), Conselho Estadual de Educação (CEE), União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (UNDIME) e União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES-PE).

MPPE participa da audiência pública na Alepe sobre Reforma do Ensino Médio

Últimas Notícias


HOMENAGEM
Senador Fernando Dueire recebe medalha Roberto Lyra
Medalha foi entregue pelo Procurador-Geral de Justiça, Marcos Carvalho, em cerimônia no gabinete da chefia do MPPE.

02/05/2024 - O senador e economista Fernando Dueire (MDB-PE) recebeu na tarde da última terça-feira (30/04) a maior honraria do Ministério Público de Pernambuco. A medalha Roberto Lyra foi entregue a ele pelo Procurador-Geral de Justiça, Marcos Carvalho, em cerimônia no gabinete da chefia do MPPE. “O senador Fernando Dueire sempre esteve muito atento aos desafios da administração pública, sobretudo no que concerne à qualidade e valorização do serviço público, tendo também uma atuação parlamentar com foco na defesa do  desenvolvimento de Pernambuco”, comentou o PGJ.

A medalha  é concedida anualmente, durante a programação da Semana do Ministério Público, a personalidades do Estado e do país que se sobressaem pelos serviços prestados à sociedade. O pernambucano Roberto Lyra era Promotor de Justiça, teve atuação destacada e se tornou símbolo do papel combativo e conciliador que é desempenhado pelo MP. 

Fernando Dueire não pode comparecer na cerimônia da Semana do MPPE de 2023. Nesta terça-feira, ao receber a homenagem, o senador afirmou: “O Ministério Público é uma das instituições mais preciosas que nós temos na democracia brasileira. Defende a sociedade e defende essa democracia. Eu me sinto profundamente honrado em receber essa distinção”.

Entrega da Medalha Roberto Lyra ao Senador Fernando Dueire

LIVRE NOMEAÇÃO
CAO Patrimônio Público apresenta painel que reúne informações sobre cargos em comissão nos governos estadual e municipais
Painel foi apresentado na última sexta-feira (26), a mais de 30 Promotores e Procuradores de Justiça do MPPE, em reunião virtual promovida pelo CAO Patrimônio Público.

02/05/2024 - Os membros do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) com atuação na defesa do Patrimônio Público contam com uma nova ferramenta para potencializar o trabalho de fiscalização das gestões públicas: o programa Livre Nomeação, idealizado pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público (CAO Patrimônio Público).

A grande novidade do Livre Nomeação foi a criação de um painel BI que reúne, em uma interface simples e acessível, os dados disponibilizados pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) sobre cargos comissionados.

O painel foi apresentado na última sexta-feira (26), a mais de 30 Promotores e Procuradores de Justiça do MPPE, em reunião virtual promovida pelo CAO Patrimônio Público.

De acordo com o coordenador do CAO, Promotor de Justiça Hodir Melo, o controle dos quadros funcionais dos Poderes Executivo e Legislativo dos municípios é uma atividade que exige dedicação permanente dos membros do MPPE.

"Com esse painel estruturado, vamos ter mais facilidade para identificar cargos em comissão irregulares, desrespeito à proporcionalidade entre servidores comissionados e efetivos, além de práticas como rachadinhas e servidores fantasmas. Teremos um argumento tangível para cobrar dos gestores públicos uma resolução dos problemas", detalhou.

Durante a apresentação, o analista ministerial Assis Clemente, da Coordenadoria Ministerial de Tecnologia da Informação, apresentou a interface do painel e suas funcionalidades.

"Essa é a primeira versão, que foi elaborada ouvindo alguns membros da área do Patrimônio Público. Estamos trabalhando para agregar outras informações e indicadores", ressaltou.

Para concluir a reunião, o CAO Patrimônio Público alertou os Promotores e Procuradores de Justiça que o projeto Livre Nomeação também disponibiliza, por meio do Google Drive do CAO, modelos de portarias, recomendações, termos de ajustamento de conduta relacionados ao tema.

ÔNIBUS INTERMUNICIPAL
EPTI cumpre recomendação do MPPE e atualiza regra para gratuidade para PCDs
Nova redação da Resolução nº 001/2022 amplia o alcance da reserva de duas vagas gratuitas a todos os tipos de veículos.

02/05/2024 - A Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) acatou recomendação expedida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) no mês de dezembro de 2023 e publicou, no dia 10 de abril, uma errata à Resolução nº001/2022. As alterações implementar buscam assegurar o direito das pessoas com deficiência à gratuidade no serviço de ônibus intermunicipais.

O Promotor de Justiça de Transportes, Leonardo Caribé, ressalta que a correção desse documento é uma vitória para as pessoas com deficiência, já que a nova redação da Resolução nº 001/2022 amplia o alcance da reserva de duas vagas gratuitas a todos os tipos de veículos (convencional, leito, semi-leito ou executivo).

O texto anterior previa a reserva de vagas apenas para veículos da modalidade convencional, com a extensão do direito aos demais tipos de ônibus apenas se a localidade de destino não fosse atendida pelo serviço do tipo convencional.

Como a nova redação da Resolução nº 001/2022 entrou em vigor na data de sua assinatura, as empresas de transporte intermunicipal já estão obrigadas a cumprir essa normativa.

Roberto Lyra - Edifício Sede / Ministério Público de Pernambuco

R. Imperador Dom Pedro II, 473 - Santo Antônio CEP 50.010-240 - Recife / PE

CNPJ: 24.417.065/0001-03 / Telefone: (81) 3182-7000