Apresentação
O Núcleo da Pessoa Idosa é uma iniciativa do Ministério Público de Pernambuco que busca subsidiar a atuação dos promotores de Justiça e fomentar políticas públicas para o segmento.
Teve início em 2008 como projeto para estimular a implantação dos conselhos municipais de direitos da pessoa idosa, quando foi premiado para financiamento no concurso “Talentos da Maturidade” - Categoria Programas. Naquele ano, segundo informações do Conselho Estadual da Pessoa Idosa de Pernambuco, existiam apenas 40 (quarenta) conselhos municipais no estado.
Em 2012 a Portaria PGJ no 1.606/2012 instituiu o projeto enquanto uma ação permanente, junto ao Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça.
Posteriormente, em 2025, a Procuradoria-Geral de Justiça, diante da necessidade de redefinir e ampliar estratégias de atuação da Caravana, bem como uniformizar sua nomenclatura aos demais Núcleos Especializados existentes no MPPE, por meio da Portaria PGJ no 1.262/2025, a nomenclatura da "Caravana da Pessoa Idosa" foi alterada para “Núcleo da Pessoa Idosa".