Dia festivo e emocionante na homenagem aos 40 anos do primeiro ato público pelas Diretas Já

31/03/2023 - A solenidade em homenagem aos 40 anos do primeiro ato público em favor do restabelecimento das eleições diretas para presidente do Brasil que ocorreu, nesta sexta-feira (31), no Memorial de Democracia, em Casa Amarela, reforçou o compromisso do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) com a defesa do Estado Democrático de Direito. A cerimônia ocorreu em clima de comemoração por ter sido Pernambuco o solo onde se deu o ato pioneiro pelas Diretas Já e reuniu na plateia estudantes do ensino médio, universitários, representantes dos governos do Recife e de Pernambuco, parentes de presos políticos durante o regime militar, membros e servidores do MPPE, entre outros integrantes da sociedade.   

Também houve momentos emocionantes pela sensação de resgate histórico e ressignificação da data 31 de março como um dia de boas e honrosas lembranças para o Estado. "É um dia emblemático para Pernambuco e para a história brasileira", comentou o Procurador-Geral de Justiça, Marcos Carvalho. "Para nós do MPPE, uma data que confirma o Ministério Público em sua missão constitucional de defender a democracia, que se faz também valorizando fatos e personagens que simbolizam a luta contra o autoritarismo e o comprometimento para a manutenção e a conquista de valores libertários e republicanos", afirmou ele.  

O Coordenador do Núcleo do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural (NPHAC) do MPPE, José da Costa Soares, fez um resumo e uma análise histórica do ato ocorrido em Abreu e Lima quatro décadas atrás. "Naquele 31 de março de 1983, enquanto militares desfilavam pelas ruas do recém-criado município de Abreu e Lima, quatro vereadores realizaram o primeiro ato público a favor do restabelecimento das eleições diretas para presidente do Brasil. O ato não foi de grande dimensão em número de pessoas presentes, mas foi uma faísca que incendiou o Brasil nos meses subsequentes. Jogar luzes neste fato histórico tornou-se um compromisso do MPPE. A redemocratização do país significou o restabelecimento do Estado de Direito, cujo ápice foi alcançado com a promulgação da Carta Cidadã de 1988", relatou ele.   

"Abreu e Lima sediou um ato de muita coragem e espírito cívico e que vinha desconhecido da maioria da sociedade. É importante jogarmos luzes nessa data, dada a sua relevância histórica para o país, ajudando no restabelecimento da ordem democrática, após mais de vinte anos de autoritarismo. Agora, o 31 de março torna-se o dia da semente da redemocratização do Brasil, saída aqui de Pernambuco", destacou José da Costa Soares.  

O Prefeito do Recife, João Campos, também reforçou a importância do ato para Pernambuco. "Vamos lembrar, todo ano, o 31 de março como um dia de orgulho. Temos ainda que criar essa memória nas próximas gerações para que a importância da democracia seja mostrada como uma conquista árdua e que nunca mais seja ameaçada ou usurpada", mencionou ele.  

A Secretária-Adjunta da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE), Manoela Alves, manifestou a satisfação da sua instituição estar ao lado do MPPE no resgate do ato histórico. "Temos sempre que ser resistentes na defesa do Estado Democrático de Direito, onde ser incansável e corajoso são requisitos mais que necessários para construir uma democracia racial, plural e inclusiva", afirmou ela.    

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), o Padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira, assegurou que é preciso despertar a esperança e o espírito combativo nos jovens, mas que se trata de um desafio em um país tão árduo como o Brasil. "O autoritarismo e a caça aos direitos da população persistem, assim como a situação de desigualdade que deixa os mais carentes em situação de pobreza, sem acesso ao básico e, inclusive, sem alimento", assegurou ele.  

O Deputado Estadual João Paulo, autor do já aprovado em plenário Projeto de Lei nº 395/2023, que altera o Calendário Oficial do Estado, com o propósito de reconhecer a importância histórica do ato de 31 de março como marco pelo fim da ditadura militar e incentivar a conscientização sobre os valores democráticos, lembrou que a luta pela democracia é constante e diária, tanto nas comunidades organizadas quanto em sindicatos, instituições, coletivos trabalhistas, partidos políticos, etc. "A democracia é fundamental para o desenvolvimento do nosso povo e precisa ser aperfeiçoada para garantir trabalho, educação, cultura, enfim, vida digna", refletiu ele.    

Ato 40 anos Diretas Já

Homenagens - O ponto alto da solenidade foi a homenagem aos quatro vereadores que realizaram o ato público em Abreu e Lima, em 1983. Severino Farias da Silva e Reginaldo Pereira da Silva subiram na sacada do Memorial da Democracia e receberam uma placa comemorativa pela participação no momento pioneiro da história brasileira.  

"O ato foi fruto de toda a classe trabalhadora brasileira. Fizemos o que deveríamos fazer, pela democracia e por dias melhores para o nosso país", revelou Severino Farias da Silva. "Plantamos espontaneamente uma semente há 40 anos e a colheita foi proveitosa e ainda está sendo", avaliou Reginaldo Pereira da Silva.  

In memoriam, Gamal Alves de Brito recebeu a placa por seu pai José da Silva Brito. Já Rízia Maria Cavalcanti fez o mesmo por seu pai Antônio Amaro. "Meu pai estaria orgulhoso assim como estou. Foi uma marca histórica da redemocratização o que os quatro vereadores fizeram", agradeceu Gamal. "Tenho orgulho de ser abreulimense e representar nossa população nesse momento", disse Rízia.  

O dia também foi marcado pela fundação, durante a solenidade no Memorial da Democracia, do Instituto Histórico, Arqueológico e Geográfico de Abreu e Lima.  

Parcerias - Para as comemorações da data histórica, o MPPE conseguiu o apoio do Governo do Estado, Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE).  

Confira também, registro feito pela TV MPPE

 

Últimas Notícias


COMBATE À FOME
Núcleo DHANA promove encontro virtual com a Sociedade Civil


06/05/2024 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do Núcleo de Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas (DHANA) e da Escola Superior (ESMP), promove no próximo dia 15 de maio um encontro virtual com a sociedade civil, para debater sobre o tema: “O Combate à Fome: estratégias de atuação da Sociedade Civil e o Controle Social sobre o Ministério Público de Pernambuco”. A iniciativa ocorrerá das 14h às 16h, via Google Meet. 

Estão sendo disponibilizadas 300 vagas para membros, servidores, assessores e auxiliares administrativos do MPPE e sociedade civil organizada. Os interessados devem se inscrever até o dia 14 de maio pelo link https://doity.com.br/encontro-virtual-do-nucleo-dhana, onde também é possível verificar a programação.

EMISSÕES DE POLUENTES
MPPE e PRF definem procedimentos em caso de autuações de veículos movidos a diesel
Pauta da reunião foi o diálogo entre os órgãos no combate aos crimes ambientais relacionados às emissões de poluentes por veículos automotores.

06/05/2024 - Os Centros de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAO Meio Ambiente) e à Atuação Criminal (CAO Criminal) do Ministério Público de Pernambuco receberam, na última segunda-feira (29 de abril), representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Pernambuco. A pauta da reunião foi o diálogo entre os órgãos no combate aos crimes ambientais relacionados às emissões de poluentes por veículos automotores.

Segundo os Promotores de Justiça Belize Câmara e Antonio Arroxelas, coordenadores dos CAOs Meio Ambiente e Criminal, respectivamente, os representantes da PRF detalharam os procedimentos de fiscalização de caminhões e caminhonetes a diesel, em especial no que diz respeito ao uso do ARLA 32, substância utilizada para reduzir a emissão de gases poluentes cujo uso é obrigatório nesse tipo de veículos.

Dessa forma, ao constatar conduta delituosa, os agentes da PRF vão lavrar boletim de ocorrência e encaminhar para a Delegacia de Polícia, a fim de que a autoridade policial instaure inquérito incluindo o proprietário do veículo ou da empresa como investigado.

Caso o veículo poluente abordado esteja sendo conduzido pelo próprio dono, o motorista deverá ser encaminhado à Delegacia para lavratura do flagrante. Por fim, o inquérito deve ser enviado posteriormente ao MPPE, para que um Promotor criminal avalie a possibilidade de propor acordo de não persecução penal ou de denunciar o responsável pelo crime ambiental.

Já com relação ao veículo apreendido, ficou acordada a manutenção dos procedimentos vigentes, que consistem no envio do veículo para o pátio da empresa contratada pela PRF. O proprietário deverá fazer a regularização do veículo no local, com a aplicação do ARLA 32, ou embarcar o veículo para fazer o serviço em oficina credenciada. Nas duas hipóteses, caberá ao autuado assinar um termo comprometendo-se a regularizar o veículo a fim de liberá-lo.

Os representantes da PRF que participaram da reunião foram o superintendente Alexandre Rodrigues Silva, o chefe de Operações Washington Barros e os agentes Rodrigo Carlos e Ariel Bezerra.

 

NEPOTISMO
MPPE recomenda presidente da Câmara de Vereadores de Brejão exonerar a filha que ocupa cargo comissionado

06/05/2024 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns, recomendou ao presidente da Câmara Municipal de Brejão, Lucivaldo Tenório Pinto, adotar as medidas cabíveis para exonerar do cargo em comissão, Quézia Laianne Soares Pinto, que tem vínculo de parentesco com o dirigente do Poder Legislativo. Foi dado prazo de cinco dias para que ele acate a recomendação, sob pena de responder por improbidade administrativa nos termos do artigo 11 da Lei 8.429/92.

De acordo com o 2º Promotor de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns, Bruno Miquelão Gottardi, o descumprimento do ato recomendatório implicará demonstração de dolo suficiente à caracterização do ato de improbidade administrativa e ensejará a adoção, pelo MPPE, das medidas judiciais cabíveis.

Entre outras questões, o MPPE levou em consideração o procedimento preparatório 02090.000.092/2024, instaurado para apurar a possível prática de nepotismo decorrente da nomeação em cargo comissionado na Câmara de Vereadores de Brejão, de Quézia Laiane Pinto, que é filha do presidente da Casa Legislativa, e teve o grau de parentesco confirmado pelo vereador.

Segundo a Súmula Vinculante nº 13, "a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo em comissão de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou função de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição."

A íntegra da Recomendação foi publicada na edição do dia 02 de maio de 2024 (páginas 18 a 20), do Diário Oficial Eletrônico do MPPE.

Roberto Lyra - Edifício Sede / Ministério Público de Pernambuco

R. Imperador Dom Pedro II, 473 - Santo Antônio CEP 50.010-240 - Recife / PE

CNPJ: 24.417.065/0001-03 / Telefone: (81) 3182-7000