V CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENVELHECIMENTO ATIVO - Núcleo da Pessoa Idosa
Nos dias 11, 12 e 13 de setembro, na cidade de Franca/SP, acontece o V CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENVELHECIMENTO ATIVO. A coordenadora do Núcleo da Pessoa Idosa do Ministério Público de Pernambuco (NUPI), Promotora de Justiça Irene Sousa, participa do evento e apresenta a experiência do NUPI na Implantação dos Protocolos de Enfrentamento de Violência ao Idoso nos municípios de Pernambuco.
O Núcleo da Pessoa Idosa desenvolveu o PEVI diante da problemática de violência contra esse segmento. O objetivo do projeto é discutir e implementar um fluxograma de atendimento à pessoa idosa vítima de violência, de modo a diminuir as subnotificações desses casos e fortalecer a atuação da rede. Conheça o PEVI.
Saiba mais sobre o V CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENVELHECIMENTO ATIVO
O V CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENVELHECIMENTO ATIVO: “10 anos após a Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos das Pessoas Idosas: normatizado e ou implementado”, tem por objetivo promover uma discussão a respeito da normatização e a implementação dos direitos humanos voltados a população idosa na América Latina, após os 10 anos da Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos das Pessoas Idosas.
Propiciar discussões sobre o debate do processo de envelhecimento nas suas múltiplas determinações: biológicas, sociais, psicológica, demográficas e culturais; criar um espaço aberto para a discussão sobre o envelhecimento das populações marcado pelas desigualdades sociais de classes, raça, gênero, etnia, culturais, regionais, entre outros demarcadores de diferenças e desigualdades; defender a importância dos estudos sobre a transversalidade das políticas destinadas ao segmento idoso das populações, enquanto estratégia para a inclusão das pessoas idosas; contribuir para uma melhor fundamentação e instrumentalização dos processos interventivos relativos às políticas públicas de enfrentamento às desigualdades sociais; estreitar relações entre profissionais, professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação interessados na temática central deste Evento; fortalecer o Grupo de Estudos e Pesquisa Envelhecimento, Políticas Públicas e Sociedade do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da UNESP – Campus de Franca a partir intercâmbios nacionais e internacionais, principalmente com redes de pesquisa.
O evento visa fortalecer e divulgar as contribuições produzidas por profissionais, estudantes, docentes e pesquisadores nacionais e internacionais (latino-americano, europeu, africano e cubano), do Serviço Social e outras áreas afins, sobre a conquista e desafios da longevidade.
Estabelecer intercâmbios nacionais e internacionais de experiências de investigação e fortalecer as redes de pesquisas já implementadas e de grupos de pesquisas na área de concentração do PPGSS UNESP Franca.
Fonte: https://www.facebook.com/UnespFrancaOficial/photos/o-v-congresso-internacional-de-envelhecimento-ativo-10-anos-ap%C3%B3s-a-conven%C3%A7%C3%A3o-int/1352704459991261/?_rdr (acesso em 11/09/2025)