Pernambuco sedia pré-conferência sobre o direito à saúde da pessoa idosa
Imagem da Mesa

 

Pernambuco sedia pré-conferência sobre o direito à saúde da pessoa idosa

 

Na manhã desta terça-feira, 9 de setembro, ocorreu a pré-conferência da Conferência Livre Nacional sobre o "Direito à Saúde Como um Direito Humano da Pessoa Idosa". O evento, realizado em Pernambuco, reuniu a sociedade civil para debater e criar propostas de políticas públicas voltadas à população idosa.

A programação começou com o credenciamento e uma apresentação cultural do coral de idosos, seguida pela mesa de abertura. A promotora Irene Cardoso Sousa, que também é coordenadora do Núcleo da Pessoa Idosa, iniciou as discussões com sua fala.

Em seguida, os participantes se dividiram em três grupos para discutir temas essenciais:

  • Fortalecimento das Políticas para a proteção à vida, à saúde e ao acesso ao cuidado integral da pessoa idosa.

  • Enfrentamento a todas as formas de violência, abandono social e familiar.

  • Participação Social, Protagonismo e Vida Comunitária na perspectiva das múltiplas velhices.

Os grupos, formados em sua maioria por pessoas idosas, se dedicaram a ouvir e debater as temáticas, com o objetivo de formular duas propostas para o enfrentamento dos desafios apresentados. Após um coffee break, as propostas foram votadas.

As conferências livres são espaços importantes para a participação social, permitindo a criação de propostas abertas à sociedade civil, sem a necessidade de seguir os ritos formais das etapas municipais, estaduais e distritais. Elas podem ser realizadas de forma presencial, virtual ou híbrida, fortalecendo a construção de políticas públicas de forma mais inclusiva e democrática.