SEMINÁRIO - A CASA É SUA: CARUARU

Informações Gerais

Seminário A Casa é sua: normas, políticas e práticas da implementação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora – SFA – Caruaru

DATA: 18/12/2023

HORÁRIO: 9h às 12h e 14h às 17h

LOCAL: Auditório do Centro Universitário Tabosa de Almeida – ASCES/UNITA, localizado à Av. Portugal, nº 584 -  Bairro Universitário, Caruaru – PE.

OBJETIVO: Promover a articulação intersetorial para garantir a implementação e/ou fortalecimento do Serviço de Acolhimento Familiar.

CARGA HORÁRIA: 6h/a

MODALIDADE: presencial

PÚBLICO: Integrantes do Ministério Público de Pernambuco, do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, dos Conselhos Tutelares e do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Gestores Públicos e demais interessados na temática.

PROGRAMAÇÃO

8h30- Credenciamento e café de boas-vindas

9h - Abertura Solene

9h30 - Palestra “Acolhimento familiar de crianças e adolescentes: um direito fundamental que precisa ser garantido”

Palestrante: Dra. Luciana Grumbach – Promotora de Justiça do MPRJ, titular da 1ª PJ de Infância e Juventude de São João de Meriti-RJ; CoCoordenadora da Pós graduação Crianças, Adolescentes e Famílias do IERBB, Escola de Governo do MPRJ;Mestranda em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

10h20 - Debate

10h40 - Relato de experiência: Funcionamento do Serviço de Acolhimento de Acolhimento em Família Acolhedora do município de Jaboatão dos Guararapes

Expositora: Anielle Cabral – Psicóloga e Coordenadora do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora do município de Jaboatão dos Guararapes.

11h30 - Debate

12h - Intervalo

14h - Abertura do turno da tarde

14h10 - Apresentação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora do Estado da Paraíba.

Expositora: Deborah Santos – Assistente Social e Coordenadora do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora do Estado da Paraíba.

15h - Debate

15h30 - Oficina ”O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e a interface com o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente”.

Coordenação: Cláudia Souza e Patrícia Brainer – Assistentes Sociais da Gerência de Proteção Social Especial de Alta Complexidade/ Secretaria Executiva de Assistência Social do Estado de Pernambuco.

17h Encerramento

EVENTO CERTIFICADO (100% de frequência)

REALIZAÇÃO: CAOPIJ e ESMP

APOIO: Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e prevenção à violência e às drogas do Estado de Pernambuco.

INSCRIÇÕES: até o dia 15 de dezembro de 2023 através do link abaixo: 

icone docx

Roberto Lyra - Edifício Sede / Ministério Público de Pernambuco

R. Imperador Dom Pedro II, 473 - Santo Antônio CEP 50.010-240 - Recife / PE

CNPJ: 24.417.065/0001-03 / Telefone: (81) 3182-7000