CURSO DE APROFUNDAMENTO PARA MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO DE CONFLITOS
APROFUNDAMENTO PARA MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO DE CONFLITOS
Objetivo geral: aprofundar conhecimentos e competências de mediadores e conciliadores para sua melhor atuação na Prevenção, Mediação e Transformação de Conflitos e Crimes.
Data do curso: 13, 14, 15, 16, 17/03/2023 e 27, 28, 29, 30, 31/03/2023
Horário: Todos os dias das 8h às 12h.
Formato: remoto, em encontros síncronos, por meio da plataforma Zoom.
Público: Membros e servidores do MPPE, com formação e atuação em mediação e conciliação de conflitos.
Números de vagas: 25 alunos.
Carga horária: 40 horas/aula de 60 minutos.
Certificados: O certificado será emitido pela Escola Superior do MPPE para os participantes com frequência mínima de 80%.
Conteúdo Programático:
1. Conteúdo Teórico sobre Conciliação e Mediação: a) Teoria do Conflito b) Teoria dos Jogos c) Conceitos d) Ferramentas e) Câmaras Privadas f) Normativas para Conciliação e Mediação g) Pré-processo
2. Introdução teórica a outros Métodos de Resolução de Conflitos: a) Arbitragem b) Conciliação c) Negociação d) Mediação Extrajudicial e) Mediação Cível f) Mediação Familiar g) Mediação Penal h) Mediação Penitenciária i) Mediação Transformativa j) Mediação Vítima-Ofensor-Comunidade k) Diálogos Transformativos l) Círculos de Construção de Paz m) Comunicação Não-Violenta n) Conferências Restaurativas o) Reuniões Restaurativas p) Juntas Restaurativas q) ESPERE
3. Conteúdos transversais: a) Acolhimento, Rapport e Afago b) Conexão c) Vulnerabilidade d) Antifragilidade e) Inteligência Emocional f) Transdisciplinariedade g) Neutralidade e Imparcialidade h) Sessões Virtuais: avanços e desafios i) Código de Ética j) Superendividamento k) Psicologia das Práticas de mediação, restaurativas e/ou transformativas l) Autoconhecimento.
4. Supervisão: a)Habilidades Comunicativas e Contingenciais b)Qualidades Pessoais e Profissionais c) Práticas d)Casos reais e)Estudo de Casos f) Termo de Acordo
5. Conteúdo Teórico sobre a Justiça Restaurativa: a) Conceitos b)Histórico c) Tópicos Essenciais d)Análise crítica dos usos da Justiça Restaurativa no Brasil.
6. Transformação de conflitos: a) Diferenciação entre os processos: prevenção, Peacemaking, Peacekeeping, Peace Enforcement e Peacebuilding, e seus usos nos procedimentos de transformação de conflitos b) Meta-análise do Processo Transformativo de Conflitos c) Envolvimento da comunidade e rede de serviços profissionalizada.
Metodologias utilizadas no curso: Aula expositiva clássica, Estudo de Caso, Díade, Times de observação, Grupos de integração vertical/horizontal, Grupos de verbalização e observação, Dramatização ou Role Playing, Estudo orientado em equipes e Dinâmicas de grupo.
Instrutores:
Paulo Henrique Moratelli
• Psicólogo
• Delegado Internacional para o Brasil da Sociedad Científica de Justicia Restaurativa (Espanha)
• Membro do Conselho Consultivo Global da Restorative Justice International (EUA)
• Integrante do corpo de instrutores do European Forum for Restorative Justice
• Diretor Executivo da Coonozco e da Diálogos Transformativos
• Instrutor independente de Círculos de Construção de Paz (Peacemaking Circles – certificado por Kay Pranis desde 2012) e dos Diálogos/Círculos Transformativos (método de sua autoria) com atuação em todo o território nacional e também no exterior (Austrália, Argentina, Bolívia, Canadá, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, Índia, Inglaterra, México, Singapura)
• Capacitado também em Comunicação Não-Violenta, Conferências Restaurativas, Reuniões Restaurativas, Juntas Restaurativas e Mediação Vítima-Ofensor
• Capacitado ainda em Mediação Cível, Familiar, Circular Narrativa, Penal, Penitenciária e Transformativa, além outros métodos de resolução e autocomposição de conflitos
• Atuou como Coordenador da Central Judicial e também como Coordenador Técnico do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa de Caxias do Sul – Caxias da paz
• Atuou como instrutor de Círculos Restaurativos e de Construção de Paz da Escola da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul – AJURIS/RS
CurrículoLattes: http://lattes.cnpq.br/6385304859812686
Franciele Lenzi Ferreira
• Possui graduação em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (2003).
• Especialista em Direito Constitucional com Habilitação para o Magistério Superior (2009).
• Pós-Graduanda em Arbitragem, Conciliação e Mediação (2020).
• Pós-Graduanda em Resolução de Conflitos: Práticas Restaurativas (2020).
• Educadora Social da Fundação de Assistência Social do Município de Caxias do Sul desde 2006.
• Foi titular das disciplinas de Política de Atenção à criança, adolescente e idoso, Políticas Especiais e Política de Seguridade Social na Anhanguera Educacional - Caxias do Sul.
• É Facilitadora de Círculos de Construção de Paz (AJURIS 2012, e pelo International Institute for Restorative Practices, IIRP, 2013).
• Entre 27 de dezembro de 2012 a agosto de 2016 foi Facilitadora e Coordenou a Central Judicial de Pacificação Restaurativa de Caxias do Sul - RS.
• De setembro de 2016 a março de 2017 facilitou Círculos de Construção de Paz na Coordenadoria do Idosos de Caxias do Sul.
• Integrou a Equipe de Formadores da AJURIS- RS.
• Integrou a Equipe de Formadores do Núcleo de Justiça Restaurativa de Caxias do Sul – RS.
• Integra o quadro de mediadores judiciais do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, atuando como Mediadora Cível e Familiar.
• Possui escritório de soluções autocompositivas por meio da Advocacia Transformativa.
INSCRIÇÕES até 03/03/2023 ou até o preenchimento das vagas ofertadas, por meio do preenchimento do formulário de inscrição disponível no Link abaixo.
Realização: Escola Superior do MPPE e NUPIA.
Roberto Lyra - Edifício Sede / Ministério Público de Pernambuco
R. Imperador Dom Pedro II, 473 - Santo Antônio CEP 50.010-240 - Recife / PE
CNPJ: 24.417.065/0001-03 / Telefone: (81) 3182-7000